A internet está tão presente no nosso cotidiano e no das pessoas que estão perto de nós que nem conseguimos imaginar como ainda existem milhares de pessoas sem acesso a ela. Hoje, inacreditavelmente, 2/3 da população mundial não tem acesso, são cerca de 5 bilhões de pessoas. Diante dessa realidade, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em parceria com outras grandes empresas da tecnologia, MediaTek, Nokia, Opera, Qualcomm e Samsung, anunciou um projeto que tem como finalidade reverter esse cenário, é o Internet.org.

Para se ter uma ideia do quão ambicioso é esse projeto – estamos falando de levar internet para quase 5 bilhões de pessoas, bilhões! – , atualmente o número de internautas está em torno de 2,7 bilhões, a proposta é mais do que dobrar. Se isso não bastasse, o Internet.org pretende criar tecnologia de alta qualidade e baixo custo para conseguir chegar às áreas isoladas. Levantando, mais uma vez, o questionamento sobre a conectividade ser ou não um direito humano, a iniciativa já é, no mínimo, muito ousada e, caso cheguem próximo do que desejam, vão ter conquistado algo revolucionário.

“Tudo o que o Facebook tem se empenhado em fazer é dar às pessoas ao redor do mundo o poder de se conectar. Nos países emergentes, existem enormes barreiras à conectividade e à economia do conhecimento. O internet.org surge como uma parceria global que pode ajudar a superar esses obstáculos oferecendo acesso à internet àqueles que hoje ainda não têm.”
Mark Zuckerberg.

O projeto pode mesmo trazer muitos e reais benefícios à sociedade e o que nos faz acreditar que ele tem potencial para mudar pelo menos alguma coisa na humanidade é o fato de envolver o nome de sérias companhias interessadas numa maior conectividade.

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.