Alfonso Cuarón, Tim Burton, os irmãos Coen, Terrence Malick e Iñárritu, todos esses diretores tem algo em comum, o vencedor de 3 Oscars por fotografia, Emmanuel Lubezki.

O mexicano ficou conhecido por seus últimos trabalhos que lhe garantiram a estatueta, mas há muito mais por trás de suas lentes.

chivo

O Regresso e mais outros 39 filmes, como Gaiola das Loucas, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Queime Depois de Ler e Encontro Marcado fazem parte do portifólio deste diretor de fotografia que possui um estilo único na indústria.

Algumas imagens já se tornaram a assinatura de Lubezki de alguns anos para cá, como as longas cenas de natureza e paisagens que já vimos nos filmes de Malick e Alejandro. Em suas composições, o fotógrafo busca captar ao máximo as peculiaridades e o modo como a luz natural afeta a paisagem, os próprios atores e o clima que ele deseja transmitir. Lubezki sabe utilizar bem esse elemento e por conta disso, as cenas não soam como algo que foge da narrativa, mas que a completa.

the_new_world_christian_bale Cena de A New World, Terrence Malick (2005).

Tree-of-Life-003Cena de Tree of Life, Malick (2011).

Chivo, como é apelidado, possui um estilo único de filmar que garante um resultado completamente diferente para cada diretor com quem ele já trabalhou. Dependendo do gênero e do tom do filme, Lubezki gosta de utilizar dois estilos para ressaltar as expressões e emoções dos atores em cada take. O primeiro, busca mostrar o lado sombreado do rosto mais voltado para a câmera e outro há uma divisão por completo claro e escuro. Além disso, para exaltar as atuações dos atores, Chivo busca sempre deixar apenas em evidência as faces e o fundo fica embaçado.

sleepy-hollow-film_73723-1920x1080Cena de Sleepy Hollow, Tim Burton (1999), primeiro estilo.

children_of_men_baby_dillonCena de Children of Men, Alfonso Cuarón (2006).

Redbud_Day12 (86 of 539).CR2Cena de To the Wonder, Terrence Malick (2012).

Aos que conheceram o trabalho de Lubezki graças ao longa Birdman, é possível notar que o fotógrafo gosta e muito de longos takes que parecem intermináveis, mas que trazem um clima de tensão e nervosismo na cena. Existem até alguns boatos que durante as gravações de Birdman, Emma Stone errou algumas falas e tudo teve que ser regravado.

Confira a cena de Children of Men abaixo.

Emannuel Lubezki é muitas vezes deixado em segundo plano e todo o brilhantismo fica para o diretor, mas Chivo que é responsável por nos entregar imagens e fotografias incríveis.

Ps: Se você quiser conferir um compilado do seu trabalho, confira o vídeo abaixo.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.