Que o Oscar é o maior evento do mundo do cinema todos sabem, todo ano a Academia premia seus filmes favoritos em diversas categorias e todo ano parece que as animações japonesas não existem. A própria categoria demorou um pouco mais para ser levada a sério na verdade, hoje sendo uma das principais e mais destacadas do evento. Será que porque as animações são sucessos gigantescos comerciais? Talvez.

Hoje nem é tão incomum uma animação concorrer em outros prêmios importantes, como melhor roteiro ou até mesmo melhor filme. Mas por que que mesmo com a valorização do meio os animes ainda não são valorizados? Afinal, apenas 5 dos 67 filmes indicados na história da categoria são japoneses, e desses apenas um ganhou: Viagem de Chihiro.

O Youtuber Otaku-Vs comentou sobre o maior anime da história (mais popular no mundo inteiro) ficar de fora do Oscar. Trata-se de Your Name, o sucesso do ano passado que superou até mesmo todos os filmes de Miyazaki quando se trata de bilheteria.

Como ficou claro pelo vídeo, o principal fator está nas pessoas que votam. Elas simplesmente não conhecem ou ligam para anime, então nem mesmo o maior hit da história da animação japonesa chama a atenção deles. Afinal, ele teve apenas 2 sessões em Los Angeles. A regra de que para votar no Oscar você precisa ter sido nomeado anteriormente acaba sendo o maior problema da premiação. Pois a maioria dessas pessoas são senhores e senhoras dos anos 50 que já não são tão antenados e apenas ficam sabendo daquilo que ocorre no mainstream americano. É por isso também que o Oscar ama homenagens à Hollywood, como La La Land por exemplo.

No vídeo outra coisa que chama bastante atenção é a preferência pela Disney. 75% dos vencedores foram distribuídos pelo estúdio, inclusive os únicos 5 animes que já foram indicados. Portanto, quando aparece um anime distribuído pela FUNIMATION, ele simplesmente é ignorado por não ter a mesma credibilidade de estúdios americanos.

Enquanto o Studio Ghibli tem essa credibilidade, ainda mais por ser distribuídos sempre pela Disney. Todos os animes que já foram indicados são do Studio: As Memórias de Marnie, O Conto da Princesa Kaguya, Vidas ao Vento, O Castelo Animado e Viagem de Chihiro. Quatro deles, aliás, dirigidos por Hayao Miyazaki.

Mas o cenário pode melhorar, especialmente após a reação causada pela academia ter ignorado o blockbuster de Makoto Shinkai. Assim como recentemente foram incluídos uma variedade de novos jurados após a polêmica do “Oscars So White”, mesmo que sejam minoria. Uma tentativa já ocorreu, com o diretor Takahara de O Conto da Princesa Kaguya sendo convidado, apesar de ter rejeitado.

Com a qualidade dos animes sendo lançados todo ano, talvez seja difícil de ignorar. Pelo menos esperamos.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.