Então é Natal e todos estamos, ou pelo menos os publicitários, de olhos nas grandes campanhas que chegam nessa época para decidir qual tem chance de competir à Cannes. De um certo modo elas sempre surgem com uma mensagem de união, amor e esperança que servem tanto para uma época em que famílias se reúnem quanto para a esperança de um futuro melhor.

Mesmo que a união seja pregada pela grandes marcas em suas campanhas, muitas vezes não vemos o mesmo ocorrendo quando chega a hora de anunciar. Por incrível que pareça, no Reino Unido, muitos jornais ao invés de apenas informar também são capazes de disseminar ódio através de suas manchetes e artigos como ocorre com o Daily Mail, Daily Express e The Sun.

O que mais assusta é que as grandes empresas que nos trazem os anúncios de esperança como John Lewis e Sainsbury’s são as que mais compram espaço publicitário nos jornais de todo o Reino Unido.

Em contrapartida a organização Stop Funding Hate foi criada para de fato trazer à tona a hipocrisia presente nessas campanhas de Natal que nos emocionam tanto, mas que de nada adiantam se ao final do dia sua marca está presente em jornais preconceituosos.

Confira o vídeo da Stop Funding Hate abaixo.

Enquanto nenhuma das premiadas empresas se mobilizou de fato, a querida por todos Lego, já soltou em sua rede social que todo o acordo com o Daily Mail acabou. Como bem sabemos a empresa dinamarquesa de brinquedos sempre mostrou seu apoio à igualdade e diversidade com seus produtos, além de ser um fator importante no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças.

@StopFundingHate We have finished the agreement with The Daily Mail and are not planning any future promotional activity with the newspaper

A marca nunca precisou se posicionar, pois sempre fez parte do seu DNA, mas com essa iniciativa quem sabe podemos contar com campanhas e empresas mais honestas.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.