Após alguns anos negociando idéias, projetos e serviços pude observar que vender – seja lá o que for – é vista como uma atividade menor. Esse pré-conceito define algumas atitudes pessoais que dificultarão um melhor entendimento e desempenho nesse assunto.

Como comentei no artigo anterior, para o empreendedor desenvolver a competência em “vender seu peixe” deverá se mobilizar internamente, para entender que nesse momento de venda é possível ganhar todas as partes que participam, e isso não é retórica de vendedor, pois quando todos ganham significa que uma boa solução foi encontrada para os envolvidos.

Como toda venda é o resultado de uma boa negociação, estará em vantagem aquele que pensar antes de começar a falar. Tudo o que for dito nessa ocasião deverá ser resultado de uma preparação prévia para esse momento, como a antecipação do que a outra parte poderá perguntar.

Sendo assim, como o empreendedor irá negociar a todo momento, seja com fornecedores, parceiros, empregados ou compradores, saber “vender o próprio peixe” significa ir muitos passos na direção do sucesso profissional.

 

UntitledPaula Calil
Administradora pela EAESP/FGV e Mestre em Semiótica e Linguística pela FFLCH/USP.
Como experiência profissional foi consultora de empresas e publicitária em empresas e agências de comunicação.
É Professora de Planejamento Estratégico de Marketing na ESPM, nos cursos de Comunicação e Jornalismo.

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