Sinapse por Gi Maradei, 12/04/2010

Propagandas surgem a toda hora em todos os lugares. Elas estão não só na TV, no rádio, na revisa e na internet, mas nos games, nos clipes, nas catracas do metrô, e é lógico nos celulares.

Ah, o celular! Para os teóricos que defendem que quanto menor a tela maior a interatividade, esse aparelho é o paraíso das propagandas, a maneira mais eficiente de atingir o consumidor, afinal as possibilidades de segmentação são infinitas, por sexo, região, operadora, planos, e por aí vai. Além do que é o único meio que permanece com o seu cliente 24h por dia. Para nós recebedores, a ideia não é tão linda assim: ela significa mensagens incovenientes e banners que saem da internet e invadem outro ambiente de descontração, os aplicativos. Tudo em busca do contato direto e muito eficiente, afinal quanto tempo por dia podemos passar nos joguinhos, ou nos utilitários do iphone, seja o celular nosso ou dos nossos amigos?

Que é um tempo significativo a ponto de incentivar a negociação para compra de espaços com os desenvolvedores de aplicativos todos nós já sabíamos, mas a verdade é que o tempo é suficiente para incentivar que a própria Apple desenvolva uma nova plataforma de comunicação e oferecer para os seus desenvolvedores, para que eles levem até os anunciantes essa nova forma de veiculação, o iAd.

A proposta é oferecer a esses anunciantes a possibilidade de desenvolver sua comunicação em um espaço que vai além do banner no aplicativo, que se pensarmos bem é basicamente um link para uma outra página. Com o iAd é possivel manter o usuário no aplicativo oferecendo ao mesmo tempo a possibilidade de acessar uma comunicação que pode incluir anúncios em alta resolução, games, vídeos, fotos, e tudo mais que se consiga criar, afinal segundo o CEO Steve Jobs a plataforma possibilita não só a interatividade típica da internet, mas também a emoção que é passada nos anúncios de televisão;  o que portanto abre milhões de portas para a criatividade alheia, por mais que a ferramenta, como vocês verão no vídeo abaixo, não possa ser considerada a inovação do ano por mais moderna e inédita que ela seja.

 Incontestável, no entanto, é que foi criado uma plataforma que, além de beneficiar a Apple, seus desenvolvedores, e os anunciantes (que diversas vezes sustentam esses desenvolvedores), em primeiro lugar é a tradução do que se espera das novas mídias, beneficiando também o consumidor que vem se tornando parte atuante da publicidade e portanto exigem anúncios que pareçam cada vez menos anúncios, e por isso sejam mais divertidos, mais interessantes, e principalmente caça e não caçador: o que se permite é que cada vez mais o cliente procure participar da sua comunicação, abrir a sua iAd, e não ser perseguido por ela em qualquer página que ele abra.

@NewronioESPM @Gimaradei