Sinapse por Fernanda Belk, 2/12/2009

partidopirata

Sempre quando penso em piratas me vêm a cabeça os navios e as bandeiras com caveiras. Mas como tudo na vida evolui, os nossos fantásticos piratas também. E eu não estou falando sobre aquele assunto velho da pirataria e falsificação, e sim do Partido Pirata que está sendo difundido em muitos países.

O movimento do Partido Pirata pode ser resumido em algo como os nerds no poder? Na verdade, o rótulo não importa, mas sim a essência. Como dizem nossos lindos livros de marketing, a visão e valores do partido se resumem na transparência da gestão pública, no direito que todos os cidadãos possuem em relação a privacidade, o direito de compartilhamento de informação, o incentivo ao acesso de informação. Acreditam na forma transparente de fazer política e se assumem um partido que não é de direita, esquerda e muito menos centro. Concordam com o compartilhamento de músicas na internet, e criticam a propriedade intelectual.

Máxime Rouquet, de 23 anos, candidato do Partido Pirata Francês não fez feio na primeira participação nas eleições parciais de Yvelines na França. Ele obteve 2,08% de votos, tendo apenas veiculado campanha via internet e ter realizado duas reuniões públicas. O resultado não o levou á vitória, contudo pode se dizer que superou expectativas em termos de visibilidade e crescimento de adeptos, que em sua maioria são pessoas mais jovens.

393143541_aab6e6ed8d

Nas primeiras eleições todos os países que obtiveram o Partido Pirata entre os candidatos não conseguiram bons resultados de primeira, como por exempo O PP Alemão, que só conseguiu 0,3% por cento dos votos. O PP Sueco teve 0,6% dos votos em sua primeira eleição em 2006, pouco tempo depois da criação do partido. Entretanto, a partir  da difusão do movimento pelos lugares,  estão conseguindo lugar na política: na Alemanha, por exemplo,  conseguiram eleger 2 deputados municipais. A europa está sendo bombardeada pelo Partido Pirata.

Este movimento chegou no Brasil em 2007 e também cresce bastante. Entretanto, no momento o Partido Pirata do Brasil não tem pretensão de entrar na política, o partido é institucionalizado.

br.reuters.com

O Partido Pirata está sendo cada vez mais espalhado pelo mundo, e isso mostra como ainda podemos nos unir em prol de alguma coisa e lutar por ela até conseguir algum resultado. Muitos dizem que a juventude hoje em dia está acomodada e não luta por causas em que acreditam.

É possivel perceber que o Partido Pirata, um movimento pouco usual, pega o arquétipo ancestral super conhecido e utiliza essa imagem para a política, num tom um tanto bem humorado de “vamos fazer política” onde um grupo de pessoas concordou que fazia sentido fundar um Partido Pirata. É como se ,por exemplo,  o Vince Vader  fizesse um partido do Star Wars. A internet colocou poder na mão das pessoas, e que torna possivel elas se unirem e ganharem “adeptos”.  E isso vai fazendo com que muitas pessoas com pensamentos semelhantes se unam globalmente para defender ou atacar uma causa. E também nos traz a impressão (ou constatação) de que partidos políticos se assemelham cada vez mais com marcas corporativas.

6841

(: TwiiiiitterrING  xD @fefebelk@NewronioESPM