Gosta do universo lúdico? Quer pensar com um pouco mais de profundidade algumas questões de criação de jogos e game design? Este post é um power up pra você, caro leitor. Procurei reunir aqui alguns livros essenciais (separados por categoria) para te ajudar nessa jornada.

Periodicamente vou procurar reunir novas coletâneas de bibliografias, sites e blogs sobre o tema. Acredito que na PARTE 2 irei divulgar só material brasileiro sobre o tema.

Boa leitura. Boas pesquisas. Go gamers!

GAME DESIGN:

1592730019_FundamentalsofGameDesign_2E.indd
ADAMS, Ernest; ROLLINGS, Andrew. Fundamentals of Game Design. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2007.

Screen shot 2014-12-10 at 2.52.30 PM
BRATHWAITE, Brenda; SCHREIBER, Ian. Challenges for Game Designers: non-digital exercises for vídeo game designers. Boston: Cengage Learning, 2009.

648-3
CO, Phil. Level design for games: creating compelling game experiences. Berkeley: New Riders, 2006.

Screen shot 2014-12-10 at 2.55.13 PM
FULLERTON, Tracy; SWAIN, Christopher; HOFFMAN, Steven. Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.

Screen shot 2014-12-10 at 2.57.47 PM
KAUFMANN, Morgan; TREFY, Gregory. Casual Game Design. Burlington: Morgan Kaufmann, 2010.

Screen shot 2014-12-10 at 2.59.24 PM
MARCELO, Antonio; PESCUITE, Julio. Design de jogos: fundamentos. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

ArquivoExibir
MARTINHO, Carlos; PRADA, Rui; SANTOS, Pedro. Design e desenvolvimento de jogos. Lisboa: Lidel, 2014.

Screen shot 2014-12-10 at 3.04.35 PM
MASTROCOLA, Vicente Martin. Ludificador: um guia de referências para o game designer brasileiro. São Paulo: edição do autor, 2012.

81Z8EuHUkDL
SALEN, Katie & ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play: game design fundamentals. Massachusetts; The MIT Press, 2004

Screen shot 2014-12-10 at 3.10.02 PM
SCHELL, Jesse. The art of game design. Burlington: Elsevier, 2008.

 

HISTÓRIA DOS GAMES:

Screen shot 2014-12-10 at 3.18.05 PM
BARTON, Matt; LOGUIDICE, Bill. Vintage Games: an insider look at the history of Grand Theft Auto, Super Mario, and the most influential games of all time. Oxford: Focal Press, 2009.

Marcus-book-2012
CHIADO, Marcus Vinicius Garrett. 1984: a febre dos videogames continua. São Paulo: Edição do autor, 2012.

Layout 1
CHIADO, Marcus Vinicius Garrett. 1983: o ano dos videogames no Brasil. São Paulo: Edição do autor, 2011.

Screen shot 2014-12-10 at 3.29.46 PM
WOODS, Stewart. Eurogames: The Design, Culture and Play of Modern European Board Games. Londres: McFarland, 2012.

 

PARA PENSAR BUSINESS EM GAMES:

BERGERON, Ulysse; NADEAU, Jean-François. Canadá, el país de los videojuegos. IN: El imperio de los videojuegos. Selección de artículos de Monde Diplomatique. Santiago: Aún Creemos En Los Sueños, 2014.

 

TEORIA DE GAMES:

Screen shot 2014-12-10 at 3.33.22 PM
BOGOST, Ian. Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. MIT Press, 2007.

Screen shot 2014-12-10 at 3.34.47 PM
FLANAGAN, Mary. Critical Play: Radical Game Design. Cambridge; Massachusetts: The MIT Press, 2009.

Screen shot 2014-12-10 at 3.36.01 PM
JUUL, Jesper. A casual revolution. Cambridge: The MIT Press, 2010.

41PpcD-SoVL
SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life and Utopia. EUA: Broadview Press, 2005.

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.