A 91ª edição do Oscar está prestes a acontecer no dia 24 de fevereiro, e para preparar você que é fã de premiações (assim como a gente) nós do Newronio estamos preparando uma lista de posts novos para cada um dos indicados a melhor filme.

E o indicado de hoje será um filme que andou ganhando cada vez mais representatividade em Hollywood.

A história de Pantera Negra acontece após a morte do rei T’Chaka (John Kani) e o retorno do príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) para assumir o trono em Wakanda, uma cidade altamente tecnológica e isolada no coração da África. Em sua primeira missão ele precisa encontrar Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de Vibranium. Entretanto, T’Challa descobre um segredo que seu pai manteve até a sua morte e agora o príncipe terá que enfrentar suas consequências.

Pantera Negra é um filme da Marvel, que foi indicado para melhor filme, melhor trilha sonora, melhor mixagem de som, melhor figurino, melhor direção de arte, melhor edição de som e melhor canção original.

Ele se tornou o primeiro filme de herói a concorrer ao Oscar na categoria de melhor filme. Entretanto, os filmes de heróis já participaram da cerimônia e houve até alguns ganhadores com o papel de destaque. Como o eterno Heath Ledger que interpretou o principal inimigo do Batman no cinema Coringa e que acabou lhe rendendo o Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante.

Mas o principal erro de muitos é pensar que Pantera Negra é apenas um filme de herói. Ele se tornou muito mais que isso e não é surpresa que ele esteja concorrendo a melhor filme. A representatividade é um ponto forte e de eterno destaque para Hollywood e o mundo. No filme, até mesmo o antagonista (Michael B. Jordan) luta contra o racismo e para a defesa de pessoas de sua etnia que não conseguem se defender. Ou seja, ele não é um verdadeiro vilão e muitos o apoiam mais que o próprio protagonista da saga e ele acaba dando uma lição de vida e de política para o príncipe.

Em certo momento do filme, T’Challa mostra uma crítica sobre Donald Trump, onde ele diz “O sábio constrói pontes enquanto o tolo constrói barreiras”. Mostrando o que ele aprendeu com os erros de seus antepassados e que agora mais do que nunca as pessoas precisam se ajudar com tudo o que o país poderá oferecer. Mas sabemos que Wakanda vai oferecer muito para o universo da Marvel.

Pantera Negra está sendo indicado a melhor canção original com sua música All the Stars, ao lado de sua grande concorrente Shallow (Nasce uma estrela). Pantera foi mais uma vez um marco colocando o rap pela primeira vez em uma das categorias de maior destaque da premiação. Sendo Kendrick Lamar o rapper por trás das canções.

Pantera Negra também foi indicado a melhor figurino, por mostrar aspectos bem ao estilo africano mas ao mesmo tempo tecnológico. Porém, a disputada promete se acirrada com o longa de época ‘A favorita’, já que esse tipo de filme costuma levar a estatueta nessa categoria.

Por fim, o filme é o preferido nas votações pela internet e será uma espécie de representante da categoria que o Oscar pensou em adicionar (Melhor filme popular).

Mesmo que ele não ganhe nenhum Oscar, ele com certeza já está na história do cinema por tudo que ele representa.

Um beijo, um abraço e um carinho amoroso a todos.