Pandas são verdadeiros fenômenos. Não existe um ser humano de boa índole na terra que não ache esses animais fofos e engraçados. Mas poucos sabem que essas criaturas são uma poderosa arma diplomática do governo chinês.

O habitat natural dos pandas se localiza inteiramente dentro da China e o país se aproveita disso. No começo dos anos 1950, a China doou pandas para países como União Soviética e Coréia do Norte como um presente símbolo de uma boa aliança. As doações para novos aliados e parceiros comerciais, como França, Inglaterra e Estados Unidos continuaram até os anos 1980, antes da alerta de ameaça de extinção da espécie.

Vendo os animais como uma poderosa arma diplomática, junto ao combate à ameaça de extinção, a China começou a cobrar o aluguel de 1.000.000 de dólares por ano por panda, transformando o empréstimo em uma fonte de renda.

Estudantes de Oxford comparam os empréstimos dos pandas junto às ações diplomáticas do governo chinês e perceberam que o envio dos animais ainda é uma forma de pressão política.

Recentemente, o maior zoológico da Malásia estava programado a receber um panda. Após a trágica queda do avião da Malaysia Airlines, com mais de 140 chineses, e a demorada busca, sem sucesso, a China atrasou a entrega do panda, pois acreditavam que o governo da Malásia não estava dando a devida dedicação à procura de sobreviventes.

Durante a gestão Obama, a China solicitou a devolução de dois pandas que estavam em território americano. Acreditam que a decisão veio após o encontro do presidente americano com Dalai Lama, importante símbolo da luta tibetana contra a ocupação chinesa. No mesmo período, os Estados Unidos fechou um contrato militar com Taiwan, que apresenta diversos problemas diplomáticos com a China, fazendo com que a nação dos pandas retirassem o agrado dos Estados Unidos.

O uso de animais exóticos como ferramenta diplomática era até que compreensível se pensarmos em um mundo desconectado, onde cada cultura era distante uma da outra, mas será que ainda tem que ser relevante a troca de animais por favores políticos e econômicos hoje em dia?

O menino alto apaixonado por desenho, música, comida e viagens. Canal Off, eu te amo.