No texto As infinitas experimentações sonoras no Youtube o Newronio já mostrou algumas das mais incríveis versões e interpretações que essa rede social nos trouxe.

Nessa semana chegou até aqui na redação um vídeo de um senhor bonachão tocando uma cenoura. Isso mesmo, uma cenoura! E o mais incrível: Ela soava como um clarinete.

Partindo disso, resolvi mergulhar Youtube adentro e caçar esses 5 instrumentos bizarros/absurdos/incríveis que estão a seguir. Se você achou esquisito o Yaybahar que mostramos aqui, prepare-se:

1. A Cenoura-clarinete:

Linsey Pollak é um maluco no melhor sentido da palavra. No seu canal do Youtube podemos ver inúmeras de suas criações, mas para mim a mais inacreditável é a cenoura-clarinete. O timbre é incrivelmente parecido com o original. No vídeo a seguir vemos a rápida construção do instrumento e Linsey tocando-o. Só não se esqueça: Use uma cenoura de mais ou menos 18,7cm como recomendado na descrição.

 

2. O violino com cordas de arame

Na Austrália, Jon Rose aparece com um arco tocando uma cerca de arame. O timbre é uma das coisas mais horríveis que eu já ouvi.

 

3. O baixo-acústico-garrafão

Segundo o músico dinamarquês do vídeo, ele fez esse instrumento com alguns amigos enquanto estava “bêbado e entediado”. As cordas são a E (mí) e A (lá) de um baixo comum de 4 cordas e a mecânica foi tirada de uma guitarra da marca Ibanez. O making of pode ser visto aqui.

Faz jus aos baixos incríveis de Geezer Butler no Black Sabbath, não?

 

4. Órgão de bolhas (?)

Aaron Wendel é um aluno do departamento de som da School of the Art Institute of Chicago. Durante as aulas de “construção de instrumentos musicais” ele criou esse órgão (que não é nem de longe um hammond) que cria sons a partir do fluxo de ar que gera as “bolhas” nos canos de PVC.

 

5. Gatorra (HORS CONCOURS):

Antônio Carlos Correia de Moura é um músico do Rio Grande do Sul que inventou um instrumento: a Gatorra.  O instrumento inventado por Tony é um misto de bateria e sintetizador, tendo sido desenvolvido na época em que ele trabalhava como técnico eletricista, consertando televisores e outros aparelhos eletrônicos.

Com seu estilo hippie, pregando a paz e o amor, Tony da Gatorra cativou até estrelas internacionais como o guitarrista Nick McCarthy da banda Franz Ferdinand, que em passagem pelo Brasil no ano de 2006, adquiriu uma gatorra de Tony.

A seguir uma apresentação do artista. O vídeo já está marcado para começar aos 2:29, início da icônica apresentação de Tony (repare no público sendo CONTAGIADO pela mágica gatorra de Tony):

Salve Tony da Gatorra!

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.