Trainspotting (1996) por Danny Boyle, é um dos filmes mais ousados e polêmicos da década de 90 e retrata a juventude escocesa através de um grupo de amigos viciados em heroína, armando esquemas e questionando sua própria existência.

O filme marcou uma geração inteira de jovens descontentes, e era um ícone dos universitários, que mantinham o pôster do famoso discurso inflamado pendurado em suas paredes durante festas em que tomavam ecstasy e cheiravam cocaína incessantemente, com o lema “Choose life”.

Se olharmos para a época em que foram feitos, os cartazes tinham uma proposta inovadora, pois traziam um visual único em tons de laranja, fonte Helvetica e um filtro preto e branco parecendo um cartaz de aviso. Uma aposta arriscada para um filme de baixo orçamento que não tinham muita margem para o erro.

As referências vieram da indústria musical, onde Rob O’Connor, dono da Stylorouge, produtora do design da primeira campanha do filme, procurava fazer algo diferente dos outros filmes, e depois de algumas sessões de fotos intensas a fim de recriar o ambiente do filme, e o design retocado os cartazes começaram a aparecer perto de universidades para atrair os estudantes.

s3-train_65mb_sm_--default--1280

Mas o famigerado pôster retratando o famoso discurso de Ewan McGregor “Choose Life” não estava nessa leva, e o motivo disso é que depois da Stylorouge ter desenhado e veiculado o cartaz, os produtores deram o licenciamento à outra agência, a GB Posters, que em uma entrevista disse que esse foi o primeiro licenciamento deles, e desde então, não saiu de produção.

choose-life

Esse estilo foi mantido, com o discurso atualizado, para o lançamento recente de Trainspotting 2 trazendo toda a nostalgia para essa geração que foi marcada por esse filme, além de traduzir o sentimento crítico de ansiedade dos jovens adultos que vão entrar em contato com essa história.

t2

Séries, música e textos são algumas das coisas que completam o meu vazio existencial.