A David Lynch Foundation é uma fundação sem fins lucrativos, focada na superação de traumas, sejam eles relacionados a escolas, guerras, relacionamentos ou a vida com HIV.

A nova campanha da organização trata do quanto sons do dia a dia conseguem afetar veteranos de guerra e dos efeitos que o banal pode ter em quem já passou por grandes impactos.

PTSD (estresse pós-traumático), é o distúrbio que faz com que a recuperação de eventos traumáticos seja difícil, muito comum naqueles que retornam do combate. Tal distúrbio afeta grande parte dos veteranos americanos de guerra e pode levar ao alcoolismo, uso de drogas, depressão, ansiedade, problemas familiares e no mercado de trabalho e até ao suicídio (hoje, a taxa de suicídios de veteranos de guerra é de 6.500 anualmente).

Depression-stats

No entanto, nem 20% dos casos de PTSD são tratados adequadamente, seja por falta de tratamentos adequados, medo do estigma que acompanha o distúrbio ou pela falta de investimento do governo no processo. 50% dos casos não recebem tratamento algum.

Criado pela Herezie Group, agência parisiense, o vídeo “Sounds of Trauma” nos coloca no lugar de veteranos de guerra, nos deixando ver a partir de seus pontos de vista e sentir os gatilhos que o cotidiano pode causar.

De grão em grão, tanto bate até que fura.