One Child Nation é um documentário produzido por Nanfu Wang que explora o profundo impacto socioemocional da Política do Filho Único sobre a população chinesa.

Nanfu Wang é uma cineasta chinesa que vem chamando muita atenção nos últimos anos. Tendo sido investigada e perseguida por agentes do governo chinês, Nanfu também é destaque em festivais: Seu documentário de estréia, “Hooligan Sparrow” foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2016. One Child Nation também tem sido bem premiado, ganhando o grande Prêmio do Júri de Documentário no Sundance de 2019.

One Child Nation é um mergulho profundo na Política do Filho Único, uma medida radical imposta pelo governo chinês entre 1979 e 2015 para frear o crescimento populacional absurdo do país.

No trailer divulgado pela Amazon Studios é possível ver duas percepções diferentes a respeito da lei chinesa, há aqueles que concordam e veem um lado positivo enquanto aqueles cujas vidas foram diretamente impactadas; Há inúmeros relatos sobre uma mulher que executava bebês, uma série de tráfico de crianças, abortos forçados, operações de sequestro de agentes do Estado e até um pai que teve que escolher e mandar uma das filhas gêmeas para os Estados Unidos.

One Child Nation investiga a fundo ao longo dos aproximadamente 80 minutos os fatos dolorosos que permeiam a fase que a política do Filho Único esteve em vigor e a como a guerra demográfica gerou sequelas que ainda marcam a vida dos chineses no presente.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.