Hoje em dia é comum ouvir alguém dizer que parece que o mundo todo está no Facebook. E pode até ser verdade, considerando que uma das maiores personalidades da Internet é ninguém menos que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Desde sua campanha presidencial de 2008, Obama vem fazendo história. Além de ter sido o primeiro presidente negro a ser eleito nos Estados Unidos, ele também foi o primeiro presidente a usar com sucesso as ferramentas de mídias digitais. Presente no Twitter, no Facebook, no YouTube e mais recentemente no Tumblr, Obama e sua equipe se utilizam de estratégias não só para difundir sua mensagem e campanha, mas também atingir seu público-alvo em seu habitat natural. Mensagem como “RT para seus amigos saberem como o Presidente Obama planeja consertar o sistema de imigração #ImmigrationNation” são comuns nos perfis do presidente.

Exemplo: o tumblr da Casa Branca.

Se apresentando como um link entre o público e a Casa Branca, o tumblr se apresenta não só como um lugar para a administração divulgar coisas desde flow charts sobre o governo até montagens fazendo piada do presidente, mas também como uma plataforma simples e acessível para o público enviar críticas, sugestões, etc.

Além disso, o próprio Obama, ou melhor, seus assessores, possuem um tumblr no nome do presidente – agora intitulado”Organizing for Action”, depois da campanha de sucesso de 2012. Essa plataforma foi muito ativa durante a campanha, o que encantava usuários do blog não só postando frases e acontecimentos motivacionais feitos pelo candidato à presidência, mas que também respondia perguntas como “quando irão renovar a nova temporada de Sherlock?” e entrava em guerras de .GIFs com outros usuários do site.

Tudo isso serve de evidência para provar que as mídias sociais são definitivamente parte integrante da sociedade e de seu comportamento atual. O imediatismo dessas plataformas, por exemplo, cria canais instantâneos para que memes – uma ideia ou um símbolo – tomem proporções descomunais e se espalhem rapidamente. Memes se tornam um evento cultural, e até escurecem ou completamente eclipsam outras mensagens: a campanha de 2012 de Mitt Romney sofreu devido à falta de entendimento tanto desse fenômeno quanto da fluidez dos canais midiáticos da Internet. Um dos maiores erros cometidos pelo republicano que depois se transformou em meme foi a infame frase “binders full of women” , que foi usada para descrever a igualdade de pagamento entre os sexos, em relação à um portfólio que o candidato havia recebido com currículos de diferentes mulheres. No dia seguinte, páginas e mais páginas foram criadas em diversas redes sociais, ridicularizando Romney pela péssima escolha de palavras. Até camisas foram feitas sobre o assunto.

Como as eleições de 2012 mostram, mídias sociais não são mais uma nova ferramenta em campanhas políticas. Mídias sociais são a forma comum e central de comunicação com propriedades distintamente diferentes daquelas que  a mídia de massa tem a oferecer. Obama determinou um padrão altíssimo a ser seguido por futuras campanhas, mas as mídias sociais e estruturas de informação devem ser não só analisadas, mas também incorporadas em qualquer estratégia de mídia; seja ela para políticos, organizações, iniciativas públicas ou marcas.

Julia. 20. Cursa comunicação social e resolve cubos mágicos. Leva personagens fictícios muito a sério.