Enquanto o Brasil espera o carnaval passar para que o ano comece oficialmente, a Casa Branca lança o site oficial do Pacote Econômico. Isso sim é levar a internet a sério, e tentar explorar ao máximo todo seu potencial. Pode-se começar uma dúvida quanto a credibilidade do plano, assim como pode-se argumentar que é uma atitude democrática. Vai desagradar conservadores, vai ser o máximo para quem gosta de inovações. O fato é que as coisas estão em fase de mudança, e a arena digital tem uma importância central nesse cenário. A própria campanha para candidatura de Obama utilizou-se de uma série de virais, como este abaixo:


 

Mas o que é um viral? Genericamente, um viral é tudo o que assume um comportamento semelhante ao de um vírus, espalhando-se rapidamente. (No filme Matrix, por exemplo, o comportamento viral do ser humano é sabiamente citado). Na internet, um viral torna-se extremamente viável pela dinâmica ágil do meio, onde a informação pode ser facilmente propagada por qualquer usuário. E no caso da publicidade, nada melhor que uma ação se viralize – e aqui é bom lembrar, é impossível “fazer um viral”, pois o viral se faz, o que pode-se é tentar pensar em algo viralizável. “Um viral é consequencia”.

 

 

A campanha eleitoral de Obama entendeu a essência do meio em que atua, entendeu o que buscam os internautas, e conseguiu usar isso da melhor maneira possível. Todos quiseram entrar na brincadeira, e foi da brincadeira (não somente, claro) que surgiram os resultados. Bush também se viralizou, mas provavelmente não da maneira como gostaria. Como usar a rede da melhor maneira possível ainda é uma pergunta sem uma resposta exata, mas já podemos recorrer a alguns exemplos como os da Samsung e do Blend. Um olhar atento ajuda também. Será que o Obama viu também este vídeo? Definitivamente, Obama se viralizou. Seu nome começa até mesmo a virar um substituto de cool para algumas pessoas.

Pedro Hutsch Balboni, 20/02/2009 as 18h – véspera de carnaval.

Twitter @phbalboni @newronioespm