Não, não estou falando do mundo fashion, não estou falando da próxima coleção do Alexandre Herchcovitch, muito menos das tendências ditadas para o próximo verão.

Aqui, a conotação do verde perde o sentido de cor e recebe um significado mais amplo. Estou falando daquele verde que remete à natureza, meio ambiente, responsabilidade social. “Verde” usado nos nomes de produtos que, teoricamente, não causam danos ambientais.

Ser ecologicamente correto está na moda. Vai dizer que não dá um “up” no conceito da empresa, vai? Utilizar produtos que não agridam o meio ambiente, reciclar materiais, dar atenção especial ao lixo gerado. Muito bonito na teoria, mas o que acontece mesmo é que, muitas vezes, o título acaba sendo, somente, título.

Para combater a falsa conscientização e fazer com que , principalmente, os jovens discutam sobre os problemas ambientais, a MTV criou um projeto chamado Switch.

“We’ll be looking for the best ideas and innovations that can help us reinvent how we live in ways that are cool for us and the planet. ( We’ll also be getting ideas from you guys, no matter how wacky…). This isn’t about what we can’t do, it’s about what we can. It’s time to Switch.”, é o que diz o about do site. E para divulgar o projeto, criaram um videozinho, no qual a idéia principal é: você não precisa ser verde para ser verde.

Muito legal a iniciativa – além do que, o sapinho é o máximo! -, mas essa não é a primeira a discutir o assunto. Pergunto-me até que ponto esta ação pode mudar a cabeça das pessoas e fazer a diferença.

Espero que faça.

Arenas ESPM: Marcela Alvarez, 17 de setembro às 17:54h.