Provavelmente você já se deparou, ou pelo menos se sente familiarizado, com alguma obra do designer gráfico Saul Bass, um grande ícone minimalista do século XXI. O artista passou muitos anos de sua vida produzindo pôsteres para filmes famosos como The Man with the Golden Arm (1955), Anatomy Murder (1959) e The Shining (1980).

Com traços grossos e pretos, seus cartazes tinham uma identidade muito única. As cores primárias e cortes desregulares trouxeram uma assinatura para o trabalho de Bass. Os diretores o  apreciavam pela sua facilidade de destrinchar a história e ressaltar a essência do filme, focando a atenção do espectador e construindo a imagem de grandes sucessos cinematográficos.

Saul-Bass-The-Man-with-the-Golden-Arm-©-1955-Thanks-to-Otto-Preminger-Films-Ltd

AnatomyMurder2

6505c0a6b474cd2afebf1189df1b89d4

Nascido em 1920, no estado do Bronx (EUA), o artista só ingressou na carreira Hollywoodiana por volta da década de 40. Bass foi o primeiro a ver com grande importância a abertura e encerramento dos filmes, coisa que hoje ficamos até acabar os créditos na sessão esperando a cena final.

O artista fez tanto sucesso que chegou a produzir pôsteres para a grande premiação do OSCAR, nos anos de 1991 até 1996.O ícone da cultura pop foi amplamente copiado por muitos fãs e admiradores que se inspiraram em seu estilo com muitos cartazes de filmes conhecidos como Pulp Fiction e Laranja Mecânica.copias

A frase “menos é mais” é quase uma regra pro minimalismo, e provavelmente foi a frase mais utilizada por Saul Bass em toda a sua vida. Se você quiser conhecer, e se inspirar, mais em um artista que fez tanto pelo nosso design gráfico, todos os seus trabalhos encontram-se em seu site.

eu causei desgosto pro enem, mas to aqui.