Saxofone é um dos símbolos do blues e do jazz, gêneros que deram origem ao rock e desencadearam toda a indústria da música e a criação de diferentes gêneros. Mas esse instrumento tem uma história, um tanto quanto engraçada, muito além da que conhecemos. Na realidade, essa é a história de seu criador, Adolphe Sax.

Sax nasceu em Dinant, na Bélgica, em 1814. Filho de um construtor de instrumentos, Adolphe tinha contato com a engenharia que envolvia instrumentos. Aos 24 anos, quando foi estudar em Paris, Sax inventou um novo instrumento, o saxofone, baseado nos tipos de flautas e clarinetes que conhecia, tornando o saxofone um dos poucos instrumentos que foram de fato inventados e que não surgiram com um desenvolvimento progressivo. Ninguém sabe quem inventou a guitarra ou o piano, por exemplo. Mas essa não é a parte interessante da história. O querido inventor era muito azarado, ou muito sortudo, para os mais otimistas.

Richard-Ingram-Adolphe-Sax

Sax, antes de criar o icônico instrumento, quase morreu 7 vezes. Uma animação feita pelo canal Great Big Story mostra o quão difícil foi para Adolphe Sax ficar vivo e conseguir deixar seu legado para as gerações futuras. Quando aprendeu a andar, Sax caiu de 3 lances de escadas. Aos três anos de idade bebeu uma bacia de ácido sulfúrico acreditando ser leite. Quando era criança, quase morreu por uma explosão de pólvora. Ele também sofreu um acidente com uma panela de ferro quente caindo em cima dele. Além disso, uma telha já caiu em sua cabeça, quase já foi asfixiado enquanto dormia e já quase morreu afogado.

Mesmo com tanto má sorte, Adolphe viveu até os 80 anos, falecendo de forma natural.

Sax foi um verdadeiro sobrevivente e o destino não podia deixar que ele morresse sem antes deixar um belo legado.

O menino alto apaixonado por desenho, música, comida e viagens. Canal Off, eu te amo.