A música “This is Me” escrita pela dupla Pasek e Paul para o filme “O Rei do Show”, foi indicada ao Oscar 2018 na categoria de Melhor Canção Original.

O filme conta a história de P.T. Barnum, o responsável por introduzir o show business ao mundo. A obra retrata a dificuldade de se encaixar em uma sociedade racista e preconceituosa, em Nova York por volta de 1850.

Phineas Taylor Barnum monta o seu show com pessoas “exóticas” e dotadas de talentos nunca vistos antes. Ao longo do processo, sofre muitas críticas e boicotes por parte da burguesia nova iorquina que se recusa a aceitar aquelas “aberrações” como parte da sociedade.

“This is Me”, uma das principais músicas da trilha sonora da obra, fala sobre ser quem você realmente é e aceitar isto independente dos outros. Embora o filme seja baseado em outra época, sua temática serve para a sociedade atual pois, mesmo após muitos avanços, a sensação é de que agora estamos regredindo.

A indústria hollywoodiana possui muita visibilidade, então é interessante ter essa canção indicada ao prêmio, principalmente nos tempos atuais. Neste período de tensão que, não só os Estados Unidos, mas o mundo está vivendo, de manifestações de supremacia branca e preconceito exacerbado contra certas religiões, a música, o filme e a Academia de Hollywood usam suas plataformas como forma de protesto.

Texto de Vicky Setton, produzido durante a Oficina de Produção de Conteúdo para Digital do Arenas ESPM.

Agência de Publicidade da ESPM