Sinapse por Renan Neiva

Falar bem, saber se expressar, ter bom senso. Até pouco tempo, poucas pessoas e corporações tinham o dom de saber se comunicar bem; mas com o surgimento do Media Training – que nada mais é do que  um treinamento que personalidades e executivos fazem para saberem se comportar diante à imprensa, qualquer um hoje pode aprender a se portar e falar diante da mídia.

Ter um espaço nos meios de comunicação é algo fundamental para qualquer empresa ou pessoa que almeja tal posição; porém, mais importante do que estar na mídia é estar bem diante dela – o que em certos momentos pode ser muito difícil.

Por exemplo, se você fosse um CEO de uma empresa aérea, como se portar diante da imprensa no caso de um acidente aéreo com uma de suas aeronaves, onde dezenas de pessoas morreram? Sendo você o Ministro do Turismo de um país, e  em meio a uma crise aérea você fosse abordado pelos os jornalistas, como se pronunciar? ( você provavelmente não mandaria a população relaxar e gozar)  Em casos de emergência, os quais somos sempre pegos de surpresa, é difícil saber se posicionar frente à  imprensa, por isso quando não estamos preparados, muitas fezes falamos o que não devia. Uma frase mal dita, no entanto, pode trazer conseqüências muito ruins e comprometedoras para você ou para a empresa na qual você trabalha.

Quem não se lembra do caso do ex-candidato a presidência, Ciro Gomes, que ao ser questionado sobre o papel de sua esposa, a atriz Patrícia Pilar, na sua campanha para  presidente do Brasil, disse: “O papel da minha mulher na minha campanha é dormir comigo!”.  Esta afirmação provocou um tremendo estardalhaço na mídia, todas as primeiras paginas de jornais da época reproduziram a frase do presidenciável.

As pessoas e corporações que adotam o Media Training evitam situações como essas  citadas.

Um bom exemplo de empresa de porte que aprendeu a se comunicar e a se portar é a Coca-Cola. Quem nunca ouviu dizer que na fórmula da Coca-Cola tem cocaína e que por isso todo mundo é viciado no refrigerante? Ou sobre um operário que foi moído e engarrafado depois de cair num dos tanques da fábrica da empresa?

Se você nunca ouviu nenhuma dessas historinhas, certamente alguém que você conhece já deve ter ouvido. Grandes corporações são sempre envolvidas em estórias ou boatos para denegrir sua imagem. Muitos desses boatos vão para a imprensa e para evitar prejuízos, as empresas devem saber  lidar com isso. No caso da Coca-Cola, esta nunca revelou o segredo da sua fórmula, mas criou todo um mito sobre sua fórmula, tendo até um museu da Coca, para alimentar ainda mais essa mística. E em relação ao operário, a Coca tem uma política de portas  abertas, a fim de promover visitas pública, para que todos conheçam a fábrica, comprovando que as máquinas são seguras e os técnicos são altamente qualificados.

O poder do Media Training é fazer com que você ou sua empresa tenha uma boa imagem diante da opinião pública e, conseqüentemente, com a sociedade. O Media Training ensina o representante da  empresa ou uma personalidade a se pronunciar diante de uma crise, a ter um bom relacionamento com a imprensa e como se apresentar a tal.

Dica1: Nunca deixe de se pronunciar, tenha sempre um bom relacionamento com a imprensa, aperfeiçoe a sua comunicação com um curso de Media Training, pois os retornos podem ser altíssimos.

Dica 2: Para se aprofundar mais no tema, vale a pena ler o livro da jornalista Regina Villela: QUEM TEM MEDO DA IMPRENSA?

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