Todos nós sabemos que o ano de 1945 ficou marcado pelo fim da Segunda Guerra Mundial, que, convenhamos, não foi apenas um mero fim… Com o desfecho no Japão, com as bombas atômicas, a guerra finalizou com um número de mortos que corresponde a mais de 3% da população mundial da época.

Depois de 68 anos, o mundo continua a sofrer consequências dessa guerra. No Japão, por exemplo, a radiação das bombas atômicas ainda afetam a população idosa. Porém, hoje é mais um dia de vitória. Na Alemanha, em Munique, mais de 1.500 obras de arte modernistas foram resgatadas de um colecionador alemão.

Segundo o The Guardian, as obras haviam sido confiscadas na década de 30 e 40 pelos nazistas, por tratarem-nas como depravadas e impróprias. Na lista de obras encontradas, encontram-se trabalhos de grandes artistas, como Matisse, Picasso, Kleen e Chagall e poderá ser avaliada em 1 bilhão de euros (R$ 3 bilhões).

A coleção foi encontrada por acaso, quando auditores fiscais investigavam Cornelius Gurlitt, o qual mantinha as obras guardadas em um depósito.

Mais uma vitória para a humanidade, que contribui para ficarmos cada vez mais livre deste fantasma da Segunda Guerra.

 

Antes, era apenas mais um garotinho, do interior de SP, com uma cabeça desproporcional ao corpo. Agora, um estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM.