Na sua opinião, vale a pena pagar muito caro (alguns salários mínimos) em um produto, pelo simples fato de ele ser caro, ou por que é de uma marca que é considerada uma marca de luxo? Afinal, a questão é, o que realmente é luxo para você?

Essa questão é muito questionável. Alguns dizem que luxo é aquilo que é feito sem intenção de vender, como se fosse arte, e por isso, custa muito caro. Outros, por mais que os produtos tenham uma padronização, o luxo é algo que há um alto envolvimento da pessoa que faz o produto, e que isso interfere no resultado final. O valor agregado ao produto é carinho, a qualificação da pessoa que está fazendo, e se a expertise da pessoa está envolvida no produto.

O luxo pode ser confundido até com um produto de alta qualidade, que é feito em linha de produção em massa, onde os operários são praticamente escravizados. Não há um alto envolvimento do operário com o produto. O que já é possível perceber em vídeos como o da Rolls Royce(abaixo), Dior e Louis Vuitton (acima), em que o processo de fabricação chega a ser artístico e que há um cuidado a cada passo.

As vezes, podemos acabar julgando quem “gasta” X reais em um produto, “só por causa da marca”, mas não vemos o que está por trás. O preço de carros da Rolls Royce, por exemplo, chegam a ser tão altos, que é muito difícil vê-los nas ruas, sendo usados, na sua maioria, por membros da realeza e chefes de Estado. A não ser que for alugado para um casamento. Os carros são feitos sob medida e são vendidos uma média de 15 carros por ano, em cada país em que a empresa está presente. Isso porque a cada carro feito, são necessários 60 pares de mãos e 450 horas para fabricá-los.

Escolhi fazer comunicação por gostar (e muito) de me comunicar. Sou tímida no começo, mas depois de um tempo já sou íntima. Eu nunca escrevi em blog, mas vivo escrevendo. Amo estar atualizada, principalmente no que se refere à moda.