A polêmica série Girls, da HBO, chega ao fim em abril de 2017. Criada por Lena Dunham, a série já venceu diversos prêmios, como Globos de Ouro e Emmys e é uma das maiores representações do mundo feminino na atualidade.

A série acompanha quatro amigas: Hannah (interpretada por Dunham), Marnie (Allison Williams), Shoshanna (Zosia Mamet) e Jessa (Jemima Kirke). Cada personagem caracterizada de forma tridimensional e densa, misturando a comédia e o drama da juventude.

Bem como em Love (Netflix), vemos evidências do envolvimento de Judd Apatow, responsável pelo notável aspecto realista da série. Os relacionamentos e amizades nunca foram retratados como perfeitos. Desentendimentos sem fundamento e incertezas foram sempre partes fundamentais da série, impossibilitando a romantização das relações retratadas, mas sim uma identificação cada vez mais rara.

girls

Sempre levantando controvérsias por suas representações explícitas de relacionamentos, com pouquíssima censura de cenas de sexo, por exemplo, Girls nunca fugiu de uma polêmica, abordando desde relacionamentos com grandes diferenças de idade, aos limites do consenso, no episódio “American Bitch”, da última temporada.

Contrária à maioria dos seriados que retratam a juventude, a série captou as frustrações e crises existenciais do início de uma carreira, principalmente em uma nova cidade, assim como as dificuldades de fazer relações suportarem o processo de amadurecimento.

Girls deixa a HBO depois de cinco anos no ar e incontáveis comparações a Sex and the City (versão “millenial”), tendo seu último episódio dia 16 de abril.

De grão em grão, tanto bate até que fura.