Robert Rodriguez é famoso por seus filmes violentos, exagerados e, principalmente, baratos. Antes de fazer parceria com Quentin Tarantino, muito antes de Sin City, o diretor lançou sua carreira com um dos filmes mais lucrativos da época: El Mariachi. O texano fez o seu debut, que também revelou Antonio Banderas e Salma Hayek, com apenas 7 mil dólares e filmou e editou tudo em apenas 2 semanas.

O filme alavancou sua carreira, e ele se tornou a maior referência para um estúdio que precisasse fazer um filme low budget, como é a maioria de sua filmografia – exceto por alguns blockbusters como Pequenos Espiões.

Para comemorar os 25 anos de El Mariachi, Robert Rodriguez resolveu ajudar outros cineastas a lançarem suas carreiras do mesmo modo que ele fez. 5 diretores serão escolhidos dentre os inscritos (que enviarão roteiros), e todos receberão 7000 dólares e devem fazer seus filmes dentre um limite de 14 dias. O valor poderia se ajustar para a inflação, mas Rodriguez resolveu aumentar a dificuldade ao se manter fiel a sua história. Mas tudo bem, pois ele também terá a mesma dificuldade, o diretor também fará um filme próprio para a competição. Esperamos que ele possa voltar para suas raízes e talvez fazer um filme melhor ainda, agora com 25 anos de experiência.

A competição toda também será documentada em uma série de 6 episódios, em parceria com a El Rey Network, além de disponibilizada para streaming pela Go90. Intitulada de Rebel Without a Crew, o mesmo nome que seu livro sobre Do It Yourself Filmmaking, a competição infelizmente só é válida para americanos. As filmagens vão começar em outubro e todos os filmes também estarão disponíveis na Go90.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.