A velha brincadeira do caça-tesouro, em que algumas pistas são dadas para que os participantes as desvendem e cheguem cada vez mais perto do objetivo é uma excelente forma de incentivar o engajamento de pessoas com uma marca.

Hoje em dia, com a geolocalização, QR codes e toda a facilidade de se comunicar e compartilhar conhecimento, o que era uma simples brincadeira pode se tornar uma verdadeira operação pública, com milhares de pessoas saindo às ruas, smartphones em mãos, para correr atrás da próxima pista.

É o caso da nova febre no Japão, a caça aos 707 frames de Haruhi Suzumiya, personagem mangás e animês que é verdadeiro fenômeno no país.

Espalhados por diversas mídias, de tradicionais outdoors e revistas até propagandas em sites de notícia ou vídeos no Youtube, estão todos os frames que compõe um clipe musical com Haruhi.

No site, cada um dos frames é identificado, com sua localização, mídia utilizada e quem foi o “caçador” que o encontrou. Tudo isso atualizado em tempo real, com direito à visualização do mapa do Japão com cada um dos locais encontrados.

O site também permite que se assista ao que já se reuniu do videoclipe, na ordem e no tempo em que apareceriam na versão completa.

Em um país pequeno e super conectado como o Japão, em que quase todos têm acesso a todo tipo de mídia e facilidade da internet, essa ação parece estar funcionando muito bem. Em pouco mais de duas semanas, já foram encontrados mais de 150 frames.

Minha barba. Minha vida.