O universo cervejeiro esconde algumas coisas além da garrafa, uma criatividade incrível e uma tradição milenar que nem sempre estão em harmonia. Os ingredientes principais na composição da cerveja são: água, malte e lúpulo, mais que tradicionais, eles tornaram-se lei, por ordem do Duque da Baviera em 1516.

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O caminho do grão à garrafa

Ao longo dos anos a produção cervejeira foi se desenvolvendo mundialmente a partir da criatividade dos produtores pela procura de novas variedades, ingredientes e modos de produção. Em contraponto a essa liberdade criativa, a intensa demanda mundial por cerveja começava a deslanchar, e a solução encontrada foi a produção em larga escala, e o surgimento das grandes companhias.

A qualidade do processo manufatureiro original foi parcialmente perdida e a redução de custos atingiu os ingredientes tradicionais, que muitas vezes são substituídos por malte de arroz, milho e outros cereais mais baratos que o trigo e a cevada. O segredo da cerveja especial, diferenciada permanecia distante dos grandes centros de varejo mundiais, escondida nas mãos dos mestres cervejeiros e pequenos produtores que mantinham aquela produção criativa. O foco mudava, suprir a demanda e não produzir uma boa cerveja em busca de sempre melhorar e descobrir novos produtos.

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A brasileira de Blumenau, identidade nacional, malte e lúpulo.

Na década de 80, principalmente nos EUA, algo começava a mudar, o chamado “The Craft Beer Renassaince” começava a surgir. A retomada ao artesanal nos produtos alimentícios estava em seu período embrionário, e não era diferente com a cerveja, os pequenos produtores começaram a reeditar e reformular a bebida. Atualmente, as gôndolas dos grandes centros estadunidenses possuem um mosaico cervejeiro para qualquer amante da bebida ficar boquiaberto, rótulos de micro cervejarias até as comerciais nacionais e internacionais. A categoria Craft Beer, representa cerca de 10% do mercado americano da bebida e tem expectativa de atingir 20% até 2020. Todo esse crescimento pode ser explicado pelo amadurecimento dessa tendência mundial de retorno ao artesanal, que se amplificou durante a última década principalmente. O rústico e manual está voltando, mas os predadores dominantes do sistema atual não querem tais inimigos e já começam a mover as peças.

A maior estratégia provida pelas grandes companhias é a compra das pequenas, aumentando o raio de atuação na categoria, tal ato beneficia em parte o pequeno produtor e a evolução do segmento pensando na capacidade de distribuição e contato com o público, mas não deixa de ser uma cooptação em massa sobre um sistema que ameaça o vigente.

O exemplo mais recente dessa estratégia é a compra da cervejaria Colorado pela AMBEV, que demonstra um misto de cooptação e desenvolvimento da categoria, a medida que vemos o rótulo Colorado, trazendo toda a criatividade de uma cerveja diferente, com diversos elementos da identidade nacional, começando pelos ingredientes adicionais (Mandioca, Café, Mel e Rapadura) sabe-se que a AMBEV possui dois selos que são tudo, menos cerveja, a SKOL e a BRAHMA, produtos da larga escala com substitutos do malte de cevada. Outro ponto extremamente benéfico é a oportunidade de comunicar a marca Colorado, já que existe verba para comunicação, e atacar um pouco o tradicional sistema de pureza alemã, que impedia essa disseminação criativa na qual a marca é enraizada.

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A campanha traz uma provocação, a cervejaria ataca a Heineken, referência de cerveja Premium no Brasil e no mundo, já que o novo conceito trazido pelos holandeses reforça a tradicional fórmula de pureza.

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A tradicional premium do mercado brasileiro.

O questionamento que fica após toda essa observação é: fica claro que a tendência Craft está entrando com força e abalando estruturas, mas, o quanto disso tudo permanece dentro da essência artesanal, criativa e livre dos pequenos produtores quando uma micro cervejaria promissora no ramo acaba sendo agarrada pela megalomaníaca AMBEV? O coração artesanal está se tornando o artesão de shopping.

Texto de Vittorio Laginestra

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.