#éoquetemprahj por Mariana Carvalho

Foto tirada pelo Newronio. Clique para ampliá-la.

Ontem rolou, no WTC Sheraton, aqui em São Paulo, o Seminário Story Tellers, que reuniu grandes nomes da comunicação brasileira, entre eles, artistas, escritores de novelas e publicitários.

As palestras foram interessantes, com a exposição de alguns cases! Marcello Serpa comentou sobre o case da Havaianas, João Livi falou um pouco sobre a Topper e sua associação com o Rugby, José Borghi disse sobre o case que mudou sua vida, o da Fiat, com o slogan: “Está na hora de você rever seus conceitos”, com o lançamento do Palio. Além de Hugo Rodrigues, falando sobre a Swatch e a ação do Swatch, com o relógio gigante em Brasília  e as pulseiras de festa transformadas em relógios Swatch.

No quesito contar uma história através das novelas, estavam Marcos Schechtman, falando sobre a produção da novela Caminho das Índias, sobre o choque de cultura dos artistas brasileiros e a preparacão de cada detalhe dos personagens. O escritor de novelas Silvio de Abreu comentou sobre seus insights da novela global Passione, frizou que é a partir dos personagens que a trama se desenrola, e não ao contrario, além de falar um pouco sobre o merchandising eletrônico inserido em suas novelas. Em Passione, foram, ao todo, 209 capítulos, sendo 108 com inserções de publicidade.

Ruy Lindenberg, vice-presidente de Criação da Leo Burnett, falou sobre três histórias que marcaram sua carreira: “Bela camisa, Fernandinho” , “Cachorro Cofap” e o lançamento do Novo Uno. Sérgio Valente comentou sobre o insight que teve para o símbolo do Itaú e como o fez ser reconhecido em todo o país, com apenas um gesto. O publicitário Lula Vieira falou sobre a peça “O Rio no Real”, lançada em 1996, comemorando os 2 anos do Plano Real, com o garoto-propaganda sendo o próprio prefeito da época, César Maia, o que gerou muita polêmica e mídia espontânea.

Além dos citados acima, estavam Celso Loducca, Roberto Duailibi, Mauro Salles, João Ubaldo Ribeiro, entre outros, além do debate final comandado por Fausto Silva, com a presença de Ingrid Guimarães, Thiago Lacerda, Carlinhos Brown e Agnelo Pacheco, falando sobre como as histórias fazem parte de suas profissiões e dia-a-dia.

Twitta aí @NewronioESPM @mapcarvalho