Sinapse por Vince Vader, 03/03/2010

HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO – parte 1


Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, um exemplo claro pode ser vistos nas animações chamadas “stop motion”, onde quadro a quadro as imagens são fotografadas e editadas em seqüência.

E apenas a título de posicionar a técnica no tempo e no especo, um dos pioneiros de stop motion com bonecos, foi o polonês Wladyslaw Starewicz, com produções datadas de 1910, como você pode conferir no vídeo a seguir:

E o stop-motion, como toda animação, é baseada numa peculiaridade da visão, onde, se valendo de uma “falha” dos olhos, uma seqüência de imagens estáticas a uma determinada velocidade são apresentados dando a idéia de movimento.

Para que haja a sensação de movimento perante os olhos do espectador há uma necessidade de exibição de 10 quadros por segundo, no mínimo, para que não gere uma sensação de imagem “truncada”. Um desenho animado na média possui de 12 a 24 quadros por segundo.

Pensando nesse número fica fácil fazer uma conta de que são necessários de 720 a 1800 quadros para um minuto de animação.

Nos primórdios da história da animação temos esboços fotografados sobre folhas sucessivas de papel branco,  hoje o desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

Com a internet vimos surgir alguns formatos para animação, sendo o GIF (Graphics Interchange Format) e as animações realizadas em Macromedia Flash, os formatos mais encontrados. O Flash permitiu uma verdadeira revolução em termos de animação quando incorporou as possibilidades de uso de vídeo, som e ações de interação em sua interface.

Logo, por esses conceitos inicias, já se estabelece uma relação intrínseca da arte de fotografar com a arte da animação. Um exemplo que ilustra esse fato é a animação da corrida de um cavalo feita com 15 quadros, pelo pioneiro Eadweard Muybridge que estudava o ser humano em movimento.

E para quem pensa que o estudo de animação é privilégio do século XX, se engana profundamente. Traçando uma linha do tempo desse assunto vamos encontrar muitos anos mais para trás estudiosos que já travavam contato e criavam tecnologias no ramo.

Porém, isso é assunto para a semana que vem. Até lá!

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