Cores, formatos e olhares podem ser uma expressão política. Sim, o trabalho do artista Nelson Makamo é a materialização exata da última frase – os seus trabalhos, além de bonitos, trazem o valor de uma cultura e um peso para a composição de seus quadros. Dê uma olhada e entenda mais:

Todo esse efeito causado pelas “aquarelas” e as expressões de seus “personagens” não são em vão. Os seus retratos são dedicados a cultura Africana e a riqueza histórica que habita nesse grupo de indivíduos, ou seja, funcionam como narrativas sobre identidade e comunicação de um povo.

Segundo Nelson, o seu portfólio ultrapassa a classificação de uma simples coleção de imagens porque acaba representando as pessoas que vivem ao redor dele – e isso inclui até os registros de sua memória e o seu repertório como um todo.

Makamo – que gosta do título de storyteller – já foi destaque em exposições de variadas partes do mundo, como África do Sul, França, Itália, Estados Unidos e outros. A intenção do artista é continuar expondo, produzindo e levando os olhares dessas figuras para o maior número de pessoas. Fantástico, né?

Fique agora com mais obras de Nelson Makamo:

Nome de rei, força de vontade de plebeu.