#járolou por Julio

Foi lançada ontem ( quarta-feira, dia 5), aqui no Brasil, uma rede social privada com propositos totalmente diferentes e inusitados, uma rede social com finalidade pública, que propõe cidadania integrada, chegou o MyFunCity: Civic Engagement.

O MyFunCity é um projeto que surgiu do Movimento Mais Feliz, ganhou notoriedade (inclusive no ambito internacional) pela sua proposta simples e inteligente que acabou se consolidando em uma plataforma inovadora e promissora. A rede social funciona através de um aplicativo já disponível no Facebook. O aplicativo permite aos usuários monitorar serviços públicos a partir de indicadores relacionados ao trânsito, segurança, meio ambiente, bem-estar, saúde e educação

Esse monitoramento funciona através de check-ins do local onde os usuários residem, de sistemas de comentários, compartilhamento de fotos e atribuição de notas a 12 indicadores que são escolhidos randomicamente dentre 96 possibilidades. A rede possuí ainda função de anonimato, opção “curtir” para os comentários, além de integração com o próprio Facebook e com o Twitter. Diferente do que seria um aplicativo para simplesmente “falar mal” do seu bairro, por exemplo, o formato de rede social traz uma proposta totalmente diferente: “Não é só um lugar para reclamações, é um local para sugestões, discussões, um local para encontrar amigos” diz Mauto Motoryn, ex-CEO da 141 Soho Square Brasil, um dos grandes nomes que está a frente do projeto. Futuramente o MyFunCity pretende se aprimorar para que os indicadores usados para medir a qualidade da atividade pública se tornem cada vez mais específicos para cada região, ficando cada vez mais eficientes e relevantes.

A garantia para o funcionamento e a eficiência da plataforma como possibilitador de gestão pública é o contato direto que ela possuí com diversas organizações não governamentais e apartidárias de cunho sócio-político, como a Rede São Paulo, por exemplo, que disponibiliza os dados gerados pelos usuários para políticos, para a mídia e outros diversos canais, incentivando um desenvolvimento sustentável, que, segundo Oded Grajew (coordenador geral da Rede Nossa São Paulo), só é possível com a participação dos cidadãos.

Parece que finalmente alguém conseguiu extrair uma das melhores qualidades das redes sociais. Vemos tantas revoluções, “marchas” e causas sociais e políticas no Facebook, agora temos um espaço específico e muito mais eficiente para fazer valer os nossos direitos. Redes sociais vão podem e devem ir muito mais além do que cutucar a amiga, ou postar como o “churras do FDS foi +qd+”.

Saiba mais sobre o MyFunCity no site oficial e acesse agora através do Facebook aqui. Muito em breve, o MyFunCity estará disponível como aplicativo para iOS (iPhone e iPad), e posteriormente, para Android e RIM (BlackBerry).

Comente no twitter! @NewronioESPM

Estou cursando a optativa de criação e gosto muito de internet.