Nesse domingo, fez aniversário um dos grandes marcos da história: A queda do Muro de Berlim.

Tomando como pauta seus 25 anos, surgiram alguns filmes muito bonitos.

O Amnesty International é um movimento global de mais de 3 milhões de patrocinadores, membros e ativistas em mais de 150 países e territórios que criam campanhas para combater o desrespeito pelos direitos humanos.

Eles criaram uma animação lindíssima na qual ilustraram em uma representação do Muro de Berlim cenas de racismo, pedofilia, guerras e etc, para dizer que, apesar de uma das barreiras ter sido superada, existem ainda muitos muros a serem derrubados.

O tema também foi abordado pela Airbnb em uma animação sobre dois guardas do muro.

A Airbnb é um mercado comunitário para pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações únicas ao redor do mundo através da Internet.

O filme conta a história de dois guardas de fronteira – Kai e Jorg – que conviviam divididos pelo Muro de Berlim. A história, mesmo o muro sendo derrubado, mostra que Jorg nunca superou as diferenças que essa divisão causou. Apesar de o muro não estar mais lá, ele está simbolicamente, o que faz com que ele não atravesse a fronteira para Berlim Oriental.

Anos depois, a filha de Jorg o obriga a ir ao outro lado e aluga um quarto pelo Airbnb. Quando chegam ao local, Jorg reconhece seu companheiro de fronteira Kai.

A campanha ganhou um site no qual pode-se conhecer melhor os personagens, entender o contexto por trás da história e até baixar wallpapers.

O filme lembra à foto, de fonte desconhecida, que ilustra a solidariedade no Muro de Berlim.

207439_391693810911422_392444602_n

 

Música, música e música.