A absurda necessidade que nós temos de estar sempre compartilhando e registrando tudo o que acontece tem nos tornado cada vez mais antissociais. Momentos que deveriam ser aproveitados são totalmente desprezados, como por exemplo ir ao bar com os amigos ou até mesmo apreciar uma bela paisagem.

Várias empresas têm lançado ações para que as pessoas se desliguem, pelo menos um pouco, do mundo online. A Coca Cola Light representa isso com a campanha “Choose Love Over Like”, muitas vezes nós não aproveitamos os momentos como deveríamos, gostamos do que fazemos mas não realizamos isso com amor.

A empresa também desenvolveu o “Social Media Guard”, uma espécie de cone para usar no pescoço que restringirá o uso de mídias sociais e te colocará de volta na sua vida, permitindo que você volte a viver bons momentos como “curtir uma Coca gelada”. A ideia é tão bizarra quanto o tempo que a gente gasta no celular por dia.

Com o slogan “Não compartilhe o seu tempo livre, viva-o”, a Amstel, cervejaria holandesa, implantou em seus bares da Bulgária um guarda-volume de celulares. E ainda tem mais, para estimular o seu uso: a pessoa que guardar o seu aparelho ganha uma Amstel.

Continuando nesse pensamento, o Bar Salve Jorge, na Vila Madalena, criou o “Copo Offline”, desenhado com um recorte na sua base no qual as pessoas devem encaixar o celular para que o copo não tombe. E assim não misturar o “happy hour” com problemas, trabalho e etc. Será que as pessoas resistem a essa tentação?

Copo-Offline-1

Estudante de Publicidade e Propaganda na ESPM.