Pouco tenho visto, ouvido ou lido nos meios de comunicação sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado por mulheres na área da tecnologia da informação. Para se obter qualquer informação mais básica, os instrumentos de busca na internet devem ser exaustivamente utilizados, para ser possível o acesso a casos relevantes.

Apesar dessa dificuldade, sites de credibilidade dão destaque ao crescimento da participação da mulher no mundo da tecnologia, área ainda tipicamente masculina. E, de acordo com o site “administradores”, a mulher tem aumentado consideravelmente sua participação, nas salas de aula de cursos dessa natureza.

O que mais chama a atenção é a relação de extravagância com que é tratado esse assunto, pois observei por diversas vezes esse assunto pegar “carona” na discussão sobre diversidade, o que escapa da discussão real para assumir um caráter quase “exótico”.

O que traz um pouco de esperança é que esse assunto “Mulheres na Tecnologia da Informação” é parte de um dos grandes objetivos da ONU para o milênio, na promoção da igualdade de gênero, que busca atrair mais meninas para as áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

 

UntitledPaula Calil
Administradora pela EAESP/FGV e Mestre em Semiótica e Linguística pela FFLCH/USP.
Como experiência profissional foi consultora de empresas e publicitária em empresas e agências de comunicação.
É Professora de Planejamento Estratégico de Marketing na ESPM, nos cursos de Comunicação e Jornalismo.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.