oxygenHá algum tempo grandes marcas estão revendo seus modelos de negócio, apostando em diversificação e vendendo produtos de outras categorias. Soluções como esta têm sido a saída escolhida para driblar a crise.

Adaptar o perfil do business e oferecer novos produtos que incentivem a compra de outros. Foi que a Toys ‘R’ Us, conhecida loja de brinquedos dos EUA, fez. Quase 300 dos seus 585 pontos de venda tornaram-se varejo de itens de mercado, vendendo mais de 1300 produtos entre detergentes, snacks e objetos de papelaria. O ‘R’ Market, como está sendo chamado esse espaço, surgiu com a idéia de fazer as mães comprarem tudo o que precisam em um só lugar.

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Seguindo o mesmo caminho, a Target – loja de departamento – está transformando várias de suas lojas em mini-mercearias. A intenção é vender 90% de todas as categorias de alimentos encontradas em supermercados para reverter o declínio de vendas dos últimos anos. E a idéia vem mostrando bons resultados. As vendas de alimentos aumentaram 50% desde a implementação do projeto e fizeram aumentar, também, a venda dos outros produtos.

Fica evidente a inteligência de ocasião de consumo: ao entender a fundo a lista de necessidades das pessoas, ambas as lojas conseguiram trazer itens relacionados a ela para dentro de seu mix e aumentar o ticket médio de compras nos estabelecimentos. Uma maneira dessas empresas, que já vinham sentindo os efeitos da crise há algum tempo, reverterem o quadro de queda em vendas e estimular a compra de produtos supérfluos através da associação com itens básicos, tudo em um mesmo lugar, traduzindo o máximo do conceito de conveniência.

oxygenColaboração Talent Oxygen