#éoquetemprahoje por Thássio Marcelo

Se a uma década atrás ver filmes online ainda era uma experiência difícil e complicada, hoje faz parte dos nossos atos cotidianos. Pensando nisso e acompanhando as tendências, o Fluxus – Festival Internacional de Cinema na Internet chega a sua oitava mostra competitiva, propondo uma forma intuitiva de compartilhar e expandir a experiência de ver um filme.

O Fluxus 2011 apresenta no SESC Pompeia, em São Paulo, 34 filmes, de curta duração, entre ficção, documentários, animações e vídeos experimentais. Todos são projetos produzidos entre 2010 e 2011, em 18 países como França, Espanha, Rússia, Indonésia e Brasil.

Nesta exposição, os filmes foram divididos em 12 telas, onde o espectador pode transitar por entre elas, escolher qual curta quer ver, trocar, ir e vir. Não há sessões, nem horários marcados. A idéia é propor um deslocamento dos espaços convencionais para ver e compartilhar o audiovisual. O lugar para se assistir a um filme não precisa estar contido apenas nas salas escuras do cinema, o lugar do filme será aquele que tiver o olhar interessado do seu espectador.

O site mantém a mesma proposta com os curtas agrupados em 12 telas. Lá é possível montar sua própria lista, votar e escolher o Melhor Filme (uma a cinco estrelas) e compartilhar os seus preferidos nas redes sociais.

A produção e concepção é da Zeta Filmes e curadoria de Daniella Azzi, Eduardo Cerqueira e Francesca Azzi. Fica a dica newronios.

Me twitta: @Thassio_Marcelo @NewronioEspm