#éoquetemprahj por Marco Franzolim

O TEDxAmazônia rolou nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, e deixou muitas marcas em todos os participantes. Um evento que se dispõe a gerar e espalhar novas idéias nos apresentou a uma novidade no mercado de apresentações: Ilustradores que, em tempo real, desenham as principais idéias das apresentações e logo após o final delas, expõem o resultado na saída do evento. Um trabalho difícil e muito interessante. E que merece ser divulgado. Apresento a vocês A Moom.

A Moom é uma empresa de design de conteúdo. Através das imagens eles facilitam a compreensão, memorização e a interação entre pessoas.
A idéia no TEDxAmazônia foi de captar a essência de cada uma das palestras (e foram 51 em 2 dias!) em grandes painéis, para que os participantes pudessem ter um apoio para acessar tudo o que internalizaram mas também pudessem enxergar o quadro geral e ligações entre os temas (que só é possível quando visualizamos o todo e não apenas as partes separadas, lugar onde a inteligência coletiva mora).

Na prática, o trabalho dos caras funciona assim:
Enquanto o designer capta o conteúdo, escreve as frases-síntese e esboça as imagens que representam a idéia, passando a bola então para um arte-finalista, que finaliza os desenhos.

O mais bacana é que o material gerado é escaneado e transformando em imagens digitalizadas, que fica a disposição no site da Moom (www.moombr.com).

A Moom já fez trabalhos para Reos Partners, Citibank, Santander, Ceats-fia, Seresa-Experian, Fundação Telefônica, Artemísia, Akatu, Basf, Instituto Elos, entre outros.
Agradecimentos a Mila Motomura e Lucas Fontana (da Moom) que me ajudaram com as informações, ao Fabio Novo (que ajudou a captar frases-síntese das palestras) e ao Claudio Rezende que atuou como assistente de arte no TEDxAmazônia. Fotos do grande Bruno Fernandes (bfernandes).

Para me xingar muito no twitter: @mkbusiness@marcofranzolim
Para xingamentos pessoais: marco@monkeybusiness.com.br