Sinapse por Christian Michelassi, 07/12

Infográfico Newronio

Adoramos infográficos! Coloridos, estilizados e sempre têm uma informação relevante. E esse aqui sobre social media é um exemplo de um bom infográfico. Dá uma olhada nos dados de como o mundo está interagindo pelas redes sociais.


Global Map of Social Media – December 2009

Analisando esse monte de cores borradas pelo infográfico, é possível tirar algumas conclusões, por exemplo:

As economias que estão em desenvolvimento são as que mais tem penetração na internet. Não em números absolutos, até porque, nesse quesito Índia e China são disparados, mas na porcentagem do uso das mídias sociais.A Índia, por exemplo,  tem 63,9% de usuários que sobem fotografias e 24% dos usuários usam microbloging.

Esses dados podem ser comparados com os de países já desenvolvidos, como a França. Ah, a famosa xenófoba e conservadora França. Apesar de ter sido pioneira em redes de computadores, como Minitel, os franceses não são muito ligados em internet: somente 3,8% dos usuários usa microblog e o maior uso é de atualização nos perfis nas redes.

E repare que os dados do Japão não refletem em nada o que nós imaginamos em nada aquela imagem que nós temos de um japonês multi-conectado e geek. Porém os dados mostrados aí são verdadeiros, porque essa pesquisa foi realizadas com usuários de computador e no Japão o uso da internet é maior nos celulares.

Bom, e o Brasil? Brasileiro adora mexer em suas redes sociais e o segundo maior uso é atualização de fotos. O que reflete a nossa cultura de mostrar as fotos para todos os parentes depois daquela viagem. O vídeo vem em terceiro lugar.

Esses dados acabam indicando caminhos que as marcas podem seguir se quiser atingir o público na internet. Se for compatível, pedir para que o usuário poste uma foto ou faça um vídeo para uma promoção é um recurso que gera (em tese) um bom resultado.

Além disso, esses dados servem para apagar a síndrome de terceiro mundo e mostrar para o brasileiro que somos importantes dentro da internet. É tudo nosso.

Via Kurva Blog

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