Sinapse por Christian Michelassi, 17/07/09

vs

Isso aqui não é um post pago e muito menos uma tentativa de convertê-los em usuários da Microsoft. Muito pelo contrário. Fato é, que a Microsoft, mesmo com seu poderio no mercado de softwares, durante muito tempo perdeu espaço na mídia e na preferência do usuário, que aos poucos estava seguindo a tendência de converter-se ao clube dos Mac Fãs. Mas Bill Gates não recuou.

Claro que o Imperador dos softwares e um dos homens mais ricos do mundo faria algum para contra atacar a crescente influência da empresa de Redmond. Tudo começou com a contratação de Jerry Seinfeld como garoto propaganda. Ele, que antes participou de uma peça da Apple, integrava plano da Microsoft de rejuvenescer e tornar a marca mais cool. Isso com a ajuda de US$ 300 milhões. Sim, meu amigo. Já se imaginou com essa verba na sua agência?

Continuando o plano de comunicação, a Microsoft lançou a campanha Laptop Hunters (caçadores de laptops). Nas peças os  consumidores têm a tarefa de encontrar laptops que atendem suas necessidades com um budget específico e digamos, limitado. E nós sabemos que os produtos da concorrente que seria atingida com essa campanha não tem preços nada amigáveis, se compradados com os que usam software Microsoft. Claro que com o preço da Apple vem status, simplicidade e  design, mas com a crise que vem esvaziando os bolsos consumidores dos americanos, uma campanha como essas é de assustar.

Tanto que a Apple, segundo boatos espalhados pelo COO da MS, Kevin Turner, ligou para a MS pedindo para que a campanha fosse tirada do ar. Claro que a Microsoft não dará o braço a torcer, justamente agora que encontrou o ponto fraco da maçãzinha. Para atacar ainda mais a concorrente que atua muito bem com essa estratégia de distribuição, a Microsoft pretende abrir lojas próprias para vender seus produtos.

E para ganhar mais força ainda na internet, foi lançado o buscador Bing e será lançado o Office Online, tentativa de trazer o usuário para o que chamamos de cloud computing.

Mr. Jobs, te cuida. Vejo que além de remédios para a sua saúde, muito adubo ainda será jogado na sua maçã, enquanto seu concorrente insistirá no veneno. Vejo também muitos nerds da Microsoft bradando o triunfo final contra o Grande Império do Mal, a Apple Inc.. Opa, desculpa, esse meu comentário foi nerd e negro demais.

Opa, me tuíta! @ChrisMichelassi e @NewronioESPM