#éoquetemprahj por Fernando Kopaz


Um aspecto interessante nas campanhas virtuais conduzidas pelas candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva é a interatividade proposta para os eleitores. Em se tratando de interatividade me reporto ao pedido de divulgação feito nos sites de ambas as candidatas. Quando se acessa as páginas, em algum ponto, é possivel encontrar recursos como logotipo, fotos, papeis de parede e até mesmo toques para celular com os jingles de campanha.

No caso da candidata Marina Silva ainda fica evidente um preparo de material para ser usado nas diversas mídias sociais, exemplos são a foto de fundo de tela, especiamente preparada para o Twitter, e a imagem preparada para ser usada no lugar da foto do Twitter (na imagem a pessoa apenas adiciona uma foto de rosto e já conta com a propaganda da candidata alocada), além do jingle que faz parte da campanha para ser baixado rapidamente. Já no caso da candidata Dilma Rousseff há material para impressão de adesivos e até para a elaboração de bottons.

Constata-se com essas ações um apelo evidente para que os eleitores se tornem ativos na divulgação da camapnha das candidatas, é como se elas pedissem aos seus apoiadores que ajudassem a divulgar a imagem da candidatura.

O uso da mídia digital para isso é algo que recebeu pouca atenção, mas vem a ser um bom meio alternativo de criar vinculo com os eleitores e promover uma divulgação ainda maior.

Texto elaborado pelo aluno Fernando Kopaz, da Área de Estudos realizada nesse semestre – 2010/2.

Twitta aí: @NewronioESPM