#Sinapse por Ian Perlungieri

Sim, é o fim do Mc Lanche Feliz, pois a lei municipal 8985/2012 proibiu a comercialização de lanche acompanhado de brinde ou brinquedo.
Por enquanto, a proibição dos brinquedos é apenas em Florianópolis e até agora, apesar de existir desde junho, não possui uma fiscalização muito intensa.
A justificativa da proibição é simples: crianças querem o brinquedo e, para isso, devem consumir um lanche que não está incluído na lista dos alimentos mais saudáveis.
Maçã e cenoura foram, inclusive, colocadas como opções no Mc Lanche Feliz com a tentativa de tornar o lanche “mais sadio”, porém, como diria um amigo meu: “Ir no Mc Donald’s e pedir um lanche com cenoura, maçã e suco é a mesma coisa que ir a um prostíbulo e pedir um abraço.”. Ou seja, a intenção é boa, mas são poucos os que consomem os alimentos saudáveis.

Que delícia!

Além disso, apesar de alguns brinquedos já serem vendidos separados do lanche, o que minimizaria a “necessidade” da lei, há, ainda, alguns locais como Bob’s e Giraffas em que a venda não é feita separadamente.
Mas não seria obrigação dos pais educar os filhos e monitorá-los? Ou realmente é necessária a imposição de uma lei para controlar as ações mercadológicas que dialogam com o público infantil (sim, li essa frase em algum site qualquer)?
Como já discutido em outro post, será que as pessoas não são muito criteriosas com a propaganda? Porque, se for assim, a obesidade infantil talvez seja minimizada, contudo, a falta de controle dos pais sobre seus filhos só tende a aumentar.

Sabe o que deve aumentar? O número de pessoas que segue o @NewronioESPM!

Meu nome não é Alex DeLarge, nem Tyler Durden, nem Mort Rainey. Nunca me chamaram de John Keating. Não sou Ed Bloom, nem Joel Barish. Scott Pilgrim, Carl Allen, Bruce Wayne, Rainer Wenger. Nenhum destes é meu nome. Sou apenas uma peça de um tabuleiro.