A mais nova sensação nos cinemas japoneses é a animação “Your Name” ou “Kimi no na wa”, atingindo o status de 5º filme com maior bilheteria da história do país, 160 milhões de dólares. Anteriormente o diretor já havia produzido 4 filmes aclamados pela crítica e adquiriu um certo cult following, mas apenas em agosto desse ano conseguiu seu primeiro grande hit.

1

O sucesso recente aumentou ainda mais as comparações com o maior de todos os tempos, Hayao Miyazaki do Studio Ghibli. Tanto pelas temáticas abordadas quanto pelo nível da animação, Matoko sempre foi comparado com o aclamado animador, e agora atingiu algo que apenas o próprio tinha conseguido. Your Name é o primeiro anime a ultrapassar a marca de 100 milhões sem a ajuda de Miyazaki, exceto por Pokémon.

Screen Shot 2016-10-28 at 4.14.20 PMStand by Me Doraemon é uma animação 3D, portanto não foi considerado na mesma categoria.

O diretor comentou sobre a comparação e diz que é exagerada, além de seus objetivos serem diferentes, já que Miyazaki pretendia mudar a sociedade com seus filmes, algo que Makoto considera seus filmes incapazes de fazer. Seu foco é mais pessoal, ele tem o desejo de emocionar seus espectadores. Além disso, Shinkai diz que o ex diretor do Studio Ghibli é uma referência para seu trabalho, inclusive considerando “O Castelo no Céu” seu filme favorito.

Tanto pelas comparações quanto por ter feito 100 vezes mais do que seu último filme existe uma pressão para que Makoto mantenha o nível para seus próximos projetos, apesar disso ele diz não senti-lá, já que em nada lhe ajudará a fazer filmes melhores.

Quanto ao filme em si, Your Name é a história de um garoto e uma garota que começam a trocar sonhos e pretendem se conhecer pela primeira vez e descobrir o nome da pessoa com quem sonham`.

O lançamento nos EUA é previsto para janeiro de 2017, enquanto no Reino Unido parece sair em novembro. Além do sucesso na bilheteria, o filme é aclamado pela crítica e pelos fãs mais assíduos tendo ultrapassado Fullmetal Alchemist e atingido a primeira colocação no site myanimelist, uma espécie de IMDb para animes.

Makoto escreveu e dirigiu todos seus filmes, algo que não pode ser dito sobre Miyazaki já que o mesmo já adaptou obras de outras pessoas. Comentando sobre isso, Shinkai disse que talvez adaptasse algo se achasse que fosse adequado ao meio de animação.

No fim das contas, Miyazaki é insubstituível mas o Japão precisa de um novo grande animador, já que até o próprio Studio Ghibli sofre para atingir suas antigas marcas sem o nome de Hayao. Talvez Makoto Shinkai possa ser esse novo nome.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.