Grand Theft Auto é uma série conhecida por suas vastas possibilidades, seja para jogar o modo história, se divertir livremente ou até mesmo criar conteúdo. No caso, dentre várias criações de GTA (como modos de jogo, mods e mapas), estão os Machinimas. O que é um machinima? Basicamente, a mistura de Machine com Cinema, ou seja, criar vídeos por meio de jogos – e o GTA é um dos melhores games para se fazer isso.

A versão de PC do jogo contém um “modo teatro”, que permitem com que o jogador crie suas próprias narrativas, ainda mais com a ajuda de vários mods criados pela comunidade.

Uma das práticas favoritas da comunidade é recriar cenas de filmes ou séries dentro do GTA. Partindo de Poderoso Chefão, Clube da Luta até Breaking Bad. Os vídeos abaixo demonstram não só o talento e a criatividade dos jogadores/diretores como também o grande “Sandbox” que GTA V é.

O reconhecimento para criadores desse tipo só tem aumentado, e esse ano no festival de Berlim, um curta feito pelo jogo está entre vários outros mais tradicionais. O criador trata-se de Jonathan Vinel, um filmmaker em ascensão – que já teve 2 curtas no festival, com um levando o prêmio. O diretor comentou que o game possibilita uma discussão entre fantasia e realidade, dizendo que “Alguns jovens pensam que podem mudar o mundo, e em video games eles podem”.

O curta se trata de um homem comum reagindo a várias cenas de violência, enquanto está sozinho e lidando com perda e amor. Você pode assistir o teaser de Martin Pleure abaixo.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.