Sinapse por Marília Matai, 09/10/2009

 

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Aquele velho assunto de realizar tudo pelo celular, Mobile Payment! Chega de cédulas de dinheiro, cheques e cartões de débito ou crédito. Comprar nunca ficou tão fácil.

 

Disponível no Brasil desde 2006, essa tecnologia está buscando cada vez mais se aprimorar visando sempre a rapidez e a segurança no processo de compra. Hoje, na capital paulistana, já são 22 mil estabelecimentos credenciados com essa tecnologia, e ela está disponível em serviços como: táxis, recarga de celular, delivery, compra de passagens, farmácias, redes de fast-food e compras on-line.

 

A realização do pagamento através do seu celular, pode ser feita de duas maneiras:

–       Pagamento Remoto: O consumidor pode estar em qualquer lugar, a qualquer hora e mesmo assim realiza o pagamento através de um aplicativo instalado em seu celular (bastante usado em compras pela internet).

–       Pagamento por Proximidade: O consumidor tem que ter um celular com um chip e antena NFC (Near Field Communication), que armazena informações da conta do usuário fazendo com que ele possa realizar a compra através de um leitor no próprio estabelecimento. O consumidor apenas posiciona seu celular perto do produto e a compra é efetuada sem ao menos precisar de um vendedor.

 

Das duas maneiras, é possivel realizar a compra da mesma maneira como se faz com os cartões, podendo ser em crédito ou débito.

 

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Além dessa tecnologia ter conexão com os bancos, existe também o Mobile-Banking que permite os clientes dos bancos que possuem essa tecnologia efetuarem serviços bancários através de aparelhos móveis (com um aplicativo instalado), como: Verificar saldos e extratos, efetuar transferências, comprar planos de seguro e capitalização, acompanhar rendimentos e etc.

Para entender esse processo, coloquei um video abaixo, bem explicativo e fácil de entender a tecnologia.

 

 

Um dos maiores obstáculos de serviços de M-Payment no país é a falta de acordo entre os envolvidos nas transações: bancos, empresas de cartão de crédito e operadoras celulares.

Mas mesmo com todas as barreiras, segundo a TI Inside, no ano de 2012 haverá 190 milhões de adeptos ao M-Payment, representando 3% de usuários de telefonia móvel no mundo. Outro dado bastante relevante, foi uma estimativa feita pelo Ibope Mídia de que 70% da população paulistana tem o celular como item prioritário no dia-a-dia, ou seja, o Mobile Playment só iria acoplar praticidade na vida do consumidor.

Essa tecnologia além de desafiar a estrutura do formato de processo de compras, requer também uma padronização tecnológica que nem todos estão seguros em participar, pois além de ser uma tecnologia cara, esse tipo de processo de compra ainda não é muito bem visto pelo consumidor brasileiro, que ainda possui bastante receio em fazer compras através do celular, mas para isso a tecnologia se aprimora ficando cada vez mais segura, e ai só vai caber aos bancos, operadoras de celulares e lojas de vender essa idéia do Mobile Payment.

 

Twitter @mmatai @NewronioESPM