Você como um game é feito? Geralmente, depois dos roteiros e art works (ilustrações de como será o visual de personagens, objetos e cenários), cada coisa é modelada em 3D, daí entra a linguagem de programação, que dita que movimento dos modelos 3D acontece pra cada ação ou botão apertado. E é isso, tudo no computador.

Mas a State of Play é uma produtora que gosta de fazer as coisas a mão, seja animação, seja videogame. Com uma equipe diversificada, que conta com um arquiteto, um fotógrafo e um miniaturista (especialista em fazer coisas em miniatura), eles fazem quase tudo sem computador.

O novo game Lumino City (continuação de Lume) foi feito dessa maneira: maquetes de papel, cartolina, papelão, motorzinhos e luzes. Fotografado quadro a quadro com o um stop motion, o único momento em que o game precisou de computadores foi para a programação e para a  interface.

Em um mercado cujo principal diferencia costumam ser os gráficos mais e mais realistas, que nunca deixa de gerar comentários jocosos na internet acerca de qual console tem os melhores gráficos pra cada jogo, um game que que não tem esses gráficos é algo a ser levado em conta.

E, pelo trailer, quem precisa de animações 3D?

 

Minha barba. Minha vida.