Agora dia 30 estreia na Netflix a primeira temporada de Luke Cage. Com Mike Colter, que já apareceu em Jessica Jones, a série trará uma outra cara e um novo bairro entre os heróis da Casa das Ideias, o Harlem.

Confira abaixo o trailer.

O trailer já mostra como Luke Cage passa por uma transformação. Antes um cara com poderes, mas com receio de usá-los vira alguém destinado a lutar pelas pessoas em seu bairro. Aqui mora a essência dessa temporada, a virtude em representar os demais e ajudá-los, mas principalmente em um bairro majoritariamente negro.

NEW YORK, NY - SEPTEMBER 22: Mike Colter stars as the title character in Marvel / Netflix's "Luke Cage:Hero For Hire" on September 22, 2015 in New York City. (Photo by Steve Sands/GC Images)

Em meio aos debates americanos sobre o racismo quase que inerente e a violência policial, a série não se distancia e traz à tona tudo que se pode discutir sobre a vida no subúrbio e os problemas sociais. A luta pode ser travada com seu vilão clássico Cottonmouth, mas o debate é tão forte que serve como trama e panorama para a série. A própria construção do personagem ocorre por conta do bairro que cria a identidade de Cage.

Luke Cage ganha o holofote, pois é o primeiro herói negro da Marvel a ter a própria revista, isso somente em 1972. Assim como na HQ, a série já flerta com todo o blaxploitation e hip hop possível para trazer as ruas do Harlem e o herói para a tela. O termo surge no cinema negro dos anos 70 que era inteiramente feito por negros, dessa forma o quadrinho servia como uma ode ao cinema e a cultura afro-americana.

webcage18f-5-web

Assim como as outras produções da Marvel com a rede de streaming podemos esperar grandes novidades e a mesma qualidade em produção, personagens e principalmente narrativa.

O que se torna bastante presente nas séries de heróis da Netflix é o fato que elas misturam uma história de herói com temas importantes.

Na primeira temporada de Demolidor, o que é tão presente quanto a origem é o problema da violência e criminalidade em seu bairro, a temporada flerta com a gentrificação. Já na segunda temporada o grande tema é o papel de um herói na sociedade e até que ponto ele deve extrapolar os limites, muito disso se deve à aparição do Justiceiro, mas Matt já não estava muito confiante em seu vigilantismo.

Jessica Jones é sobre traumas, abuso e como superá-los, enquanto uma caçada pelo vilão pareça algo comum no gênero, a verdade por trás está em algo mais forte, a conquista da liberdade. Kilgrave a aprisionou por muito tempo, a fez de marionete e abusou, mas ir atrás dele significava para Jessica acabar com todo o mal que ele a fez passar e poder superar de fato esse trauma.

tumblr_ny5mdzQQww1qcmptjo1_500

Enquanto a DC possuí um enfoque mais teen no seu portfólio de séries, a Marvel busca trazer um tom sombrio e temas tão importantes quanto os próprios heróis. Demolidor, Jessica Jones e agora Luke Cage são um exemplo que é possível falar de coisa séria sem deixar ninguém de lado.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.