Chega até ser engraçado, não de forma crítica e sim reflexiva, o quanto o homem acha que sabe de tudo. Acontece com todo mundo, até com aquele que aqui vos fala. No decorrer da vida, somos médicos de nós mesmos, montamos móveis achando que somos os marceneiros mais experientes, operamos máquinas sem ao menos saber seu modo de funcionamento e não lemos, nunca, os termos e condições de serviço de todo e qualquer serviço no qual fazemos uso.

O ser humano sempre busca o caminho mais fácil e rápido, como uma forma de sanar a falta de tempo decorrente do dia a dia moderno. Apesar de duvidar que até o Buda com toda a calmaria e sobra de tempo leria as bulas de remédio, modo de montar os móveis e os termos e condições de sistemas operacionais e aplicativos, podemos entrar em uma grande furada pulando essa etapa. É como assinar um papel sem ler ou doar sua herança para um ladrão, se comprometendo a algo que você ao menos tem consciência.

Pensando na dificuldade que é fazer o consumidor ler os termos de condições e aderir a um produto ou serviço sabendo na íntegra suas respectivas regras, limitações e capacidades, que o artista americano R. Sikoryak está criando diariamente, uma página de uma história em quadrinhos dos termos e condições do Itunes, chamada iTunes Terms and Conditions: The Unabridged Graphic Adaptation.

olar

Inspirando-se e homenageando o estilo de quadrinistas renomados como Bill Watterson de Calvin e Haroldo, Art Spiegelman de Maus e Mort Walker de Recruta Zero, o americano já criou 50 páginas desses quadrinhos e sintetizou de forma ímpar o trabalho de um criativo, encontrar uma solução inteligente para sanar, ou ao menos melhorar, o problema de uma sociedade ou, nesse caso, de uma cultura.

itunescomics5 itunescomics3

tumblr_nw2btidBoU1ugej69o1_1280

Um exemplo mais recente de que termos e condições são muito importantes de serem lidos, é a atualização do aplicativo Snapchat. Usado para troca de mensagens, fotos e vídeos de forma temporária, o aplicativo é uma dos mais bem sucedidos da história digital. Conquistando mais adeptos a cada dia, ele recentemente mudou seus termos e condições e agora é capaz de ter acesso a todo e qualquer conteúdo que for postado, podendo fazer o que bem entender com o mesmo.

snapchat-stock-0959.0

Grande amigo da comunicação entre um fã e um artista, dos humoristas, dos amigos e dos adeptos as famosas “nudes”, o aplicativo agora pode fazer uso do conteúdo postado (mesmo que não seja na sua “MyStory”) tanto para reproduzir, compartilhar em diversas mídias e ainda modificar tudo o que é postado, utilizando seu nome, imagem e voz em qualquer meio digital.

De forma assustadora, a internet está se apoderando cada vez mais da privacidade do seu consumidor, reforçando o panóptico de Jeremy Bentham onde os meios de controle do ser humano estão cada vez mais fortes e disfarçados. Dessa forma, para minimizarmos esse controle da criação sobre o seu criador, ler os termos de condição é o primeiro passo para essa luta contra o lobo em pele de cordeiro.

Um velho em corpo de menino que usa as palavras como escada dos seus sonhos.