Sinapse por Pedro Hutsch Balboni, 14/12/2009 às 14h00

Lip Dub é uma “brincadeira” onde você finge estar cantando uma música (lip – vem de lips, lábio, e dub – vem de dubbing, dublagem). Essa modalidade de vídeo ficou bem famosa durante o ano de 2009, onde um dos Lip Debs mais assistidos apareceu até mesmo na CNN.

(Já falei antes sobre todos esses vídeos, mas como eles estavam em um oooutro post, resolvi fazer um só para eles)

Foi feito em uma faculdade do Canadá, se ainda não assistiu, assista que vale:

 

Em resposta a esse vídeo,outra faculdade “rival” também resolveu fazer seu Lip Dub, e o resultado foi este:

Essa técnica, porém, já havia sido feita anteriormente, eis o exemplo mais antigo que encontrei:

E, como tá tudo muito bom, tudo muito bem, aqui vai um exemplo de um Lip Dub um tanto quanto sem graça (a faculdade é de engenharia e só tem homem, talvez isso tenha influenciado “um pouco”):

Esses foram os exemplos que eu já havia trazido para o blog anteriormente. Dá pra notar um certo padrão, não? Bom, ele é sempre acompanhado de alguma música “alegre e contagiante”, com pessoas felizes interpretando. Todos esses exemplos foram feitos por faculdades (ou alunos de faculdade, mas sempre dentro desse ambiente). E todos acabam com um gran finale, com todos os envolvidos juntos, cantando felizes, com o som deles cantando mesclado com um fade na trilha. Eis a fórmula de um Lip Dub.

Eu havia sugerido de a ESPM fazer um desses, mas como ninguém seguiu o conselho, a FACCAMP foi a primeira a fazer um Lip Dub brasileiro. Achei bastante interessante, embora falte um tanto ainda pra chegar na qualidade de alguns desses gringos que vocês acabaram de ver. Primeiro, eu nunca imaginaria um brasileiro usando uma trilha nacional, isso realmente soa como uma contra-tendência pra mim, uma vez que brasileiro adora dizer que gosta de música em inglês. Mas aí você vai assistindo mais ao vídeo e vê que ele é inteiro voltado para tentar divulgar o Brasil, ou algo parecido. Há até um cartaz de causa social (Salve a Amazônia), capoeira, Carmem Miranda, samba, futebol.. não sei se tentar mesclar essas coisas com um vídeo de entretenimento como os Lip Dubs já citados é uma boa, mas ao menos é uma iniciativa. Chega de comentários, assita o vídeo, e comente:

[ATUALIZANDO 16/12/09]

Salve a colaboratividade e o espaço para a opinião dos leitores! A leitora Luciana Nadvorny deixou aqui nos comentários um link que acrescenta muito para essa conversa toda sobre Lip Dubs. Trata-se do University LipDub, um site que reúne Lip Dubs feitos por universidades em todo o mundo! E a leitora Mari Corazza também deixou aqui um link do primeiro Lip Dub (ou pelo menos o que dizem ser o primeiro). Gradicido!

Twitter @phbalboni @newronioespm