O California Department of Public Health em parceria com a Duncan/Channon – U.S.A. criou dois filmes que questionam as grandes companhias de tabaco, afirmando que a variação dos cigarros eletrônicos ainda é extremamente nociva em vários aspectos e que a indústria de tabaco esconde informações para que essa próxima geração de fumantes fique viciada em seus produtos.

Segundo os filmes, existem substâncias mais viciantes que heroína nos cigarros eletrônicos e o vídeo também nos lembra que são essas mesmas empresas que trouxeram o câncer de pulmão há algumas gerações atrás.

Lá vamos nós de novo…

Esse comercial nos lembra do documentário Merchants of Doubt, os “mercadores da dúvida”, lançado no ano passado. O filme nos mostra, por exemplo, que em 1963 as companhias de tabaco já sabiam que nicotina era viciante e nós vemos a mesma indústria negando essa informação 30 anos depois.

O documentário aborda as pessoas que serviam como influenciadores para plantar dúvidas na população em questões chave, como por exemplo: Existe aquecimento global? Nicotina é viciante? Pesticidas são nocivas para a saúde? Alguns se passavam por cientistas para creditar essas informações.

Veja o trailer a seguir.

E é impossível não lembrar do filme Obrigado por Fumar, em que um lobista manipula informações e notícias para convencer que o cigarro “não faz tão mal assim”…

Não dá pra confiar nessa indústria, certo?

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.