Os desafios diários encontrados por mulheres na indústria e sociedade machista em que vivemos estão cada vez mais evidentes. Recentemente, várias denuncias de assédios sexuais sofridos por atrizes da indústria cinematográfica estão finalmente sendo compartilhados, com isso vemos que apesar de terem conquistado muito, as mulheres ainda possuem muitos obstáculos para conseguirem apenas ser elas mesmas.

Apesar das dificuldades para entrar na indústria cinematográfica mais famosa do mundo, a atriz, produtora, diretora e roteirista Greta Gerwig conseguiu, merecidamente, com seu trabalho no filme “Lady Bird: A Hora de Voar” ser apenas a 5ª mulher em 90 anos de premiação a concorrer ao prêmio de melhor direção. O longa também concorre nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro original (também escrito por Greta).

Além de seu filme indicado, Greta já atuou em diversos papéis em séries e filmes famosos como How I Met Your Mother, Sexo Sem Compromisso e Jackie, ela também atuou e dirigiu o filme Nights and Weekends.

As mulheres em Hollywood estão aos poucos sendo ouvidas, é preciso reconhecer que além de Greta, muitas outras mereciam o mesmo premio por filmes maravilhosos produzidos e nunca premiados.

Texto de Giovanna Antacli dos Santos, produzido durante a Oficina de Produção de Conteúdo para Digital do Arenas ESPM.

Agência de Publicidade da ESPM